É possível surpreender o leitor com novas versões de histórias infantis tradicionais? Neste livro aparecem os clássicos personagens que todos conhecemos: garotinhas ingênuas ou desamparadas, anõezinhos, bruxas, caçadores, príncipes e madrastas. Essas histórias tradicionais foram sempre contadas da perspectiva de um narrador que sabe tudo que ocorre e tem acesso ao íntimo de todos os personagens. Mas aqui os narradores são outros.
Os autores são crianças entre nove e 11 anos que reescreveram essas histórias com uma condição: narrar em primeira pessoa, adotando a perspectiva de algum dos personagens. De que maneira quem narra em primeira pessoa resolve o problema de ser personagem e ao mesmo tempo narrador? Como o lobo narrador faz para manter a voz narrativa, embora, como personagem, morra na história? Como a Chapeuzinho Vermelho narradora faz para se manter ingênua e as mesmo tempo informar o leitor que está sendo enganada?
Além da análise acurada das produções dos alunos, que chega a compara a evolução deles da primeira versão para uma outra revisada, o livro detalha os procedimentos e critérios adotados, servindo assim de guia para que professores do ensino fundamental possam repetir a experiência com seus alunos, aproximando-os do fazer literário de uma forma lúdica e criativa.