Narrar por escrito do ponto de vista de um personagem

Narrar por escrito do ponto de vista de um personagem Ana Siro...


Compartilhe


Narrar por escrito do ponto de vista de um personagem





É possível surpreender o leitor com novas versões de histórias infantis tradicionais? Neste livro aparecem os clássicos personagens que todos conhecemos: garotinhas ingênuas ou desamparadas, anõezinhos, bruxas, caçadores, príncipes e madrastas. Essas histórias tradicionais foram sempre contadas da perspectiva de um narrador que sabe tudo que ocorre e tem acesso ao íntimo de todos os personagens. Mas aqui os narradores são outros.
Os autores são crianças entre nove e 11 anos que reescreveram essas histórias com uma condição: narrar em primeira pessoa, adotando a perspectiva de algum dos personagens. De que maneira quem narra em primeira pessoa resolve o problema de ser personagem e ao mesmo tempo narrador? Como o lobo narrador faz para manter a voz narrativa, embora, como personagem, morra na história? Como a Chapeuzinho Vermelho narradora faz para se manter ingênua e as mesmo tempo informar o leitor que está sendo enganada?
Além da análise acurada das produções dos alunos, que chega a compara a evolução deles da primeira versão para uma outra revisada, o livro detalha os procedimentos e critérios adotados, servindo assim de guia para que professores do ensino fundamental possam repetir a experiência com seus alunos, aproximando-os do fazer literário de uma forma lúdica e criativa.

Edições (1)

ver mais
Narrar por escrito do ponto de vista de um personagem

Similares


Estatísticas

Desejam2
Trocam1
Avaliações 0 / 0
5
ranking 0
0%
4
ranking 0
0%
3
ranking 0
0%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

7%

93%

Gabriel Araujo
cadastrou em:
25/05/2011 12:05:34

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR