Narrativas do espólio

Narrativas do espólio Franz Kafka


Compartilhe


Narrativas do espólio





O escritor tcheco Franz Kafka viu apenas a sexta parte de toda a sua produção ficcional ser publicada. Pouco antes de morrer, confiou sua herança artística ao amigo e testamenteiro Max Brod. As instruções do escritor eram claras: destruir toda a sua ficção impressa (exceto o livro Contemplação), seus artigos publicados em jornal e também seus manuscritos. Brod não atendeu a essas exigências e, graças ao seu empenho em preservar os escritos do amigo, hoje conhecemos uma das mais importantes realizações literárias do século XX.

As obras do espólio começaram a vir à luz com a publicação dos grandes romances: O processo, O castelo e América (hoje O desaparecido). Vieram em seguida, a partir de 1931, as Narrativas do espólio, selecionadas por Brod entre as que lhe pareciam resolvidas formalmente. O volume reúne 31 textos diversos, que variam de tamanho e de feição - o termo "narrativas" era empregado pelo escritor para designar textos que iam da fábula ao aforismo, da reflexão à paródia, do épico à ficção crítica. Como afirma o tradutor Modesto Carone no posfácio, as narrativas curtas que constituem o volume não apenas estão no mesmo nível dos grandes romances kafkianos, como O processo e O castelo, como "garantiriam a Kafka, por si sós, um lugar privilegiado na literatura mundial".

Edições (1)

ver mais
Narrativas do espólio

Similares

(15) ver mais
Carta ao Pai
O declínio do egoísta Johann Fatzer
Extinção
O Artista da Pá

Resenhas para Narrativas do espólio (3)

ver mais
on 5/6/13


todo cão tem, como o eu, o ímpeto de perguntar e, como todo cão, tenho o de silenciar. mas qual é o alvo das perguntas? não cheguei a nada com elas, provavelmente meus comparsas são muito mais espertos, empregando meio totalmente diferentes e magníficos para tolerar essa vida; meios, sem dúvida, que - como acrescento por iniciativa própria - talvez os ajudem na aflição, acalmem-nos, adormeçam-nos, transformando a espécie, mas que num plano geral, são igualmente impotentes como os me... leia mais

Estatísticas

Desejam90
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 4.2 / 104
5
ranking 46
46%
4
ranking 34
34%
3
ranking 16
16%
2
ranking 3
3%
1
ranking 1
1%

62%

38%

?
cadastrou em:
12/01/2009 01:42:22