Nascer duas vezes

Nascer duas vezes Giuseppe Pontiggia


Compartilhe


Nascer duas vezes





Um jovem professor e sua mulher descobrem que Paolo, seu filho de três meses, sofre de uma disfunção cerebral causada pela insuficiência de oxigênio durante o parto. Uma lesão atingiu as partes do cérebro responsáveis pelo movimento e pela elaboração da linguagem. A criança terá dificuldade para aprender a falar e sua capacidade de movimentação será comprometida. Sua inteligência, porém, não ficará afetada.
"Essas crianças nascem duas vezes", diz um dos médicos consultados. O segundo nascimento, muito mais lento e trabalhoso, é aquele que vai fazer com que o menino possa levar uma vida próxima do normal.
Em Nascer duas vezes, Giuseppe Pontiggia conta uma história ficcional, mas com fortes traços autobiográficos - o romancista é pai de um garoto, Andrea, que sofre de problemas semelhantes. O relacionamento entre pai e filho evolui de forma a indagar quem aprende e quem ensina como viver, numa relação em que as descobertas são permanentes. O autor conduz a história de forma a nos questionarmos sobre o verdadeiro significado da deficiência. Quem é normal e o que é o "normal"?
Nascer duas vezes recebeu o Prêmio Campiello 2001, que já foi concedido a escritores como Primo Levi e Antonio Tabucchi.

Fonte: http://www.companhiadasletras.com.br/detalhe.php?codigo=11357

Edições (1)

ver mais
Nascer duas vezes

Similares


Estatísticas

Desejam3
Trocam1
Avaliações 3.8 / 13
5
ranking 8
8%
4
ranking 77
77%
3
ranking 8
8%
2
ranking 8
8%
1
ranking 0
0%

30%

70%

Thiago Lins
cadastrou em:
22/12/2009 21:29:29

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR