Navegação de Cabotagem

Navegação de Cabotagem Jorge Amado


Compartilhe


Navegação de Cabotagem


Apontamentos para um livro de memórias que jamais escreverei.




Oitenta anos vividos intensa, ardentemente, de face para a vida, em plenitude. Minha criação romanesca decorre da intimidade, da cumplicidade com o povo. Aprendi com o povo e com a vida, sou um escritor e não um literato, em verdade sou um obá em língua iorubá da Bahia obá significa ministro, velho, sábio: sábio da - sabedoria do povo.

Consciente e contente que assim seja, reúno nesta Navegação de Cabotagem lembranças de alguém que teve o privilégio de assistir, e por vezes de participar de acontecimentos em certa medida consideráveis, de ter conhecido e por vezes privado com figuras determinantes. Publico esses rascunhos pensando que, talvez, quem sabe, poderão dar idéia do como e do porque. Trata-se, em verdade, da liquidação em preço reduzido do saldo de miudezas de uma vida bem vivida. Deixo de lado o grandioso, o decisivo, o terrível, o tremendo, a dor mais profunda, a alegria infinita, assuntos para memórias de escritor importante, ilustre, fátuo e presunçoso: não vale à pena escrevê-las, não lhes encontro a graça?

Edições (4)

ver mais
Navegação de Cabotagem
navegação de cabotagem
Navegação de Cabotagem
Navegação de Cabotagem

Similares

(3) ver mais
Tenda dos Milagres
Toda a saudade do mundo
Com o mar por meio

Resenhas para Navegação de Cabotagem (2)

ver mais
Ótimo Livro
on 20/8/10


Jorge Amado neste livro faz diferente de todos os escritores mundiais que escreveram livros de memórias... Ele diz (sic) não se snetir capaz de revelar segrados, mesmo que estes não causem mais probelmas. Em um sentido completamente novo, é livro de memórias escrito na forma de um blog, por postagens... ... leia mais

Estatísticas

Desejam31
Trocam5
Avaliações 3.9 / 113
5
ranking 32
32%
4
ranking 35
35%
3
ranking 25
25%
2
ranking 9
9%
1
ranking 0
0%

38%

62%

Diego
cadastrou em:
09/03/2009 10:47:47