N.D. de Villegagnon

N.D. de Villegagnon Nicolas Durand de Villegagnon...


Compartilhe


N.D. de Villegagnon (Coleção Franceses no Brasil - séculos XVI e XVII #I)


Cartas por N.D. de Villegagnon e textos correlatos por Nicolas Barré e Jean Crespin




O primeiro volume da coleção, importantíssimo, reproduz as cartas e correspondências de Villegagnon sobre a colônia francesa na Guanabara, na tentativa da criação da França Antártica. São 19 cartas escritas por Villegagnon a vários destinatários, todas relacionadas com o projeto da França Antártica, juntamente com outras duas cartas de Nicolas Barré, companheiro de Villegagnon, escritas da Baía de Guanabara em 1556, além de fragmentos da Histoire des martyrs persecutez et mis à mort pour la vérité de l’Évangile do calvinista Jean Crespin, que trata das relações dos membros da igreja com Villegagnon.

|...| Antigo projeto do antropólogo, escritor, político e educador Darcy Ribeiro, a coleção Franceses no Brasil se compõe de quatro volumes, sendo o primeiro dedicado a Nicolas Durand de Villegagnon. Vinte e uma cartas, inclusive a que consta, no original, do acervo do Museu Naval do Rio de Janeiro, traduzidas por Norma Azeredo e uma a uma comentadas pelo especialista em França Antártica embaixador Vasco Mariz, desenham um panorama precioso das lutas religiosas do século XVI na Europa e seus reflexos no Brasil, particularmente no Rio de Janeiro que nascia. O segundo volume apresenta A Cosmografia Universal, de André Thevet, na parte referente ao Brasil, com tradução de Raul de Sá Barbosa especialmente para esta edição.História de uma viagem feita à terra do Brasil, também chamada América, de Jean de Léry é o terceiro volume, aqui em nova tradução e com um estudo introdutório de Carlos de Araújo Moreira. Esta edição foi ainda enriquecida com o estudo da contribuição linguística de Jean de Léry e a restauração dos vocábulos e frases em tupi por Aryon Dall'Igna Rodrigues.No quarto e último volume vai-se ao Maranhão, com o padre Yves D'Evreux e sua História das coisas memoráveis do que ali acontecia nos anos de 1613 e 1614. O texto é a tradução do original da Biblioteca Pública de Nova York - o mais completo que existe deste precioso livro - feita por uma equipe de coordenada pela professora Marcella Mortara.

Artes / Aventura / Biografia, Autobiografia, Memórias / Biologia / Crônicas / Geografia / História / História do Brasil / História Geral / Não-ficção

Edições (1)

ver mais
N.D. de Villegagnon

Similares

(15) ver mais
A Virgem Guaraciaba
Vermelho Brasil
Os Franceses no Rio de Janeiro
A Cosmografia Universal

Estatísticas

Desejam4
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 5.0 / 1
5
ranking 100
100%
4
ranking 0
0%
3
ranking 0
0%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

67%

33%

Caju
cadastrou em:
07/08/2015 20:35:08
orffeus
editou em:
13/01/2018 21:14:37