Negritude

Negritude Kabengele Munanga


Compartilhe


Negritude (Cultura negra e identidades)


Usos e sentidos




O que significam a negritude e a identidade para as bases populares negras e para a militância do movimento negro? Por onde deve passar o discurso sobre essa identidade contrastiva do negro, cuja base seria a negritude? Passaria pela cor da pele e pelo corpo unicamente ou pela cultura e pela consciência do oprimido? A partir de questionamentos como esses, Kabengele Munanga debruça-se sobre a construção identitária do Brasil ao longo dos tempos, partindo do princípio de que o conceito de identidade recobre uma realidade muito mais complexa do que se pensa, englobando fatores históricos, psicológicos, linguísticos, culturais, político-ideológicos e raciais.

Ao tratar da negritude e da identidade negra na contemporaneidade, o autor discorre ainda sobre o conceito na diáspora, contemplando o que se pode chamar de tentativa de assimilação dos valores culturais do branco, abordando discursos pseudojustificativos e diferentes acepções e rumos da negritude.

Escrito por um dos maiores estudiosos da cultura negra no Brasil e no mundo, este livro, integrante da coleção Cultura Negra e Identidades, figura como obra relevante e inquietante sobre a temática e, principalmente, acerca da construção identitária da nação e da configuração social, cultural, política e econômica no Brasil.

Educação / História / Política / Psicologia / Sociologia

Edições (2)

ver mais
Negritude
Negritude - Usos e sentidos

Similares

(10) ver mais
Racismo e anti-racismo na educação
Bantos, malês e identidade negra
Origens Africanas do Brasil Contemporâneo
A integração do negro na sociedade de classes

Resenhas para Negritude (13)

ver mais
Necessário e acessível
on 6/7/20


Nesse livro, o professor Munanga faz um resgate da criação do conceito de negritude e posteriormente das críticas que foram lançadas a esse pensamento por autores como Fanon e Ménil. Em uma linguagem acessível, ele fala da formação da identidade cultural (ou personalidade coletiva), que idealmente é composta pelos fatores histórico, linguínstico e psicológico. Sendo o fato histórico o mais importante, na medida em que "constitui o cimento cultural que une os elementos diversos de um... leia mais

Estatísticas

Desejam52
Trocam1
Avaliações 4.4 / 104
5
ranking 54
54%
4
ranking 36
36%
3
ranking 10
10%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

24%

76%

andre
cadastrou em:
19/09/2019 20:05:07
Cris~
editou em:
13/06/2021 17:01:23

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR