Nêmesis

Nêmesis Philip Roth


Compartilhe


Nêmesis





No verão de 1944, um professor de educação física vê sua vida ruir depois que grande parte de seus alunos contrai poliomielite. Apavorado com a possibilidade de ficar paralítico, ele entra em um dilema cruel: fugir e escapar da pólio ou ficar e proteger as crianças?

Aos 23 anos, Eugene "Bucky" Cantor, professor de educação física e inspetor de pátio de uma escola judaica de Newark, vive uma vida pacata, porém é atormentado pelo fato de não poder lutar na guerra ao lado de seus contemporâneos, em razão de sua miopia fortíssima. Tudo muda num dia de verão de 1944, quando um grupo de adolescentes encrenqueiros de ascendência italiana aparece no colégio e cospe no chão, ameaçando a todos com uma doença terrível. Logo depois do incidente, vários alunos contraem poliomielite, para desespero do professor.

Esse é o ponto de partida de Nêmesis. Embora hoje seja muito raro alguém morrer de pólio, até o início da década de 1950 a doença era praticamente fatal. Implacável, chegou inclusive a vitimar o presidente americano Franklin D. Roosevelt, mas atingia sobretudo crianças. Quando não levavam à morte, os efeitos eram devastadores, entre eles a paralisia nos membros e a dificuldade extrema para respirar, a ponto de obrigar os pacientes a utilizarem os temidos "pulmões de aço".

Conforme a enfermidade se espalha, Bucky Cantor começa a temer que tenha alguma culpa no contágio das crianças. Sofre ainda com o pavor de que ele próprio possa contrair a doença e ver uma vida atlética tão promissora terminar naquela "caixa da qual ninguém pode escapar, por mais forte que seja". E, em especial, dedica horas e horas questionando-se por que Deus permitiu que a poliomielite existisse, sem nunca conseguir se conformar com as respostas. "O que é que Ele estava tentando provar? Que precisamos ter aleijados na Terra?", pergunta. Tomado pelo sentimento de culpa, Cantor deixa Newark e vai atrás da namorada em uma colônia de férias nas montanhas Pocono, tentando escapar da pólio.

Nêmesis integra uma tetralogia de novelas formada também por Homem comum, Indignação e A humilhação. Trata-se de mais um exemplo sintomático da intensidade da produção de Philip Roth, que volta a estimular, com doses altas de melancolia, o embate entre o protagonista e sua própria finitude. Na escrita poderosa de Roth, há poucas chances de o herói sair vitorioso.

"Nêmesis é um romance cheio de suspense, construído habilmente e que caminha para uma engenhosa reviravolta no final." – J. M. Coetzee

Vencedor do Man Booker International Prize de 2011.

Ficção / Literatura Estrangeira / Romance

Edições (5)

ver mais
Nêmesis
Nêmesis
Némesis
Nêmesis

Similares

(13) ver mais
Mentiras
Fantasma sai de cena
Um copo de cólera
Indignação

Resenhas para Nêmesis (325)

ver mais
Nêmesis, de Philip Roth

Hoje, dia 19 de março, Philip Roth completaria 90 anos. Publicado em 2010, Nêmesis foi o último romance escrito pelo autor norte-americano e o escolhido para o mês de fevereiro do #DesafioBookster2023, em que a proposta era buscar um livro relacionado com o tema das epidemias/pandemias. Em “Nêmesis”, Roth narra a epidemia de poliomielite que fez inúmeras vítimas na década de 40 e 50 nos Estados Unidos. O cenário para o romance é um bairro judeu periférico, mais especificamente o pát... leia mais

Vídeos Nêmesis (2)

ver mais
Livro: Nêmesis de Philip Roth

Livro: Nêmesis de Philip Roth

Nêmesis (Philip Roth) - TAG CURADORIA ABRIL 2021

Nêmesis (Philip Roth) - TAG CURADORIA ABRIL 2


Estatísticas

Desejam126
Trocam6
Avaliações 4.0 / 1.797
5
ranking 35
35%
4
ranking 46
46%
3
ranking 17
17%
2
ranking 2
2%
1
ranking 0
0%

29%

71%

Helena
cadastrou em:
03/09/2011 22:06:56
Alê | @alexandrejjr
editou em:
24/02/2023 23:21:29

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR