Neoplasticismo na pintura e na arquitetura

Neoplasticismo na pintura e na arquitetura Piet Mondrian


Compartilhe


Neoplasticismo na pintura e na arquitetura





O artista holandês Piet Mondrian (1872-1944), conhecido por suas pinturas geométricas em cores primárias, é o autor dos sete ensaios aqui reunidos, inéditos em língua portuguesa, que integram o terceiro volume da coleção Fontes da Arquitetura Moderna.

Uma das matrizes essenciais da arte e arquitetura modernas, o neoplasticismo é o tema do ensaio principal do livro. Este consistia na realização plena dos objetivos espirituais da arte por meio da conversão em arte de todas as coisas que envolvem o homem. Nos demais textos, o leitor encontra uma boa amostra da intensa produção teórica do autor e as diferentes perspectivas da relação entre pintura e arquitetura.

Em uma reflexão fundamental sobre a relação do homem com o mundo urbano, Mondrian leva os princípios do neoplasticismo para a arquitetura e todas as demais artes, apostando na capacidade do espírito absoluto rumar do indefinido das formas sensíveis para o definido do conceito e das relações equilibradas, geométricas e claras.

Edições (1)

ver mais
Neoplasticismo na pintura e na arquitetura

Similares

(14) ver mais
Calder no Brasil
Depois do Cubismo
Modernidade e tradição clássica
Le Corbusier

Estatísticas

Desejam4
Trocam1
Avaliações 3.9 / 7
5
ranking 29
29%
4
ranking 29
29%
3
ranking 43
43%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

39%

61%

Ana Rocha
cadastrou em:
30/03/2009 13:52:43

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR