O século 21 vem trazendo mudanças dinâmicas e rápidas que tornam a aprendizagem ao longo da vida um recurso imprescindível. No entanto, o modelo educacional vigente precisa se reinventar. É preciso repensar os propósitos da educação nesse novo mundo moldado pela inteligência artificial e repleto de desafios e dilemas éticos. A sociedade contemporânea requer novas abordagens de ensino e aprendizagem que possibilitem a formação de crianças e jovens preparados para lidar com as situações complexas e em constante transformação. De fato, é preciso inovar na educação, mas com base em evidências científicas.
Nesse contexto, o Sesi (Serviço Social da Indústria) desenvolveu um estudo, fruto do diálogo entre uma neurocientista e uma educadora. Os principais resultados deste estudo são apresentados no livro “Neurociência e educação: olhando para o futuro da aprendizagem”, que aborda 12 princípios da Neurociência relacionados à aprendizagem e 22 tendências que estão configurando a educação do futuro. Por meio de linguagem acessível e utilização de infográficos são indicados importantes caminhos para um processo educacional mais efetivo.
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