Njinga a Mbande

Njinga a Mbande Adriana Balducci e Sylvia Serbin


Compartilhe


Njinga a Mbande (Série UNESCO Mulheres na história de África)


Rainha do Ndongo e do Matamba




Njinga a Mbande, Rainha do Ndongo e do Matamba
Njinga a Mbande (1581 - 1663), rainha do Ndongo e do Matamba, marcou a história de Angola do século XVII. Os projectos mercantis europeus, em particular de desenvolvimento do tráfico de escravos na costa da África austral, alteram a paisagem política, social e cultural do reino do Ndongo e de toda a região. Foi neste contexto que Njinga a Mbande cresceu e se impõe como um notável exemplo de governo feminino.

Mulheres na história de África
A série UNESCO Mulheres na história de África tem o objectivo de revelar uma selecção de figuras femininas da História de África. Através de uma selecção de 20 personagens, dá testemunho de que, em todos os tempos, as mulheres estiveram presentes na história de África, em domínios tão diversos como a política (Gisele Rabesahala), a diplomacia e a estratégia militar (Njinga a Mbande), a defesa dos direitos humanos (Funmilayo Ransome-Kuti), ou a proteção ambiental (Wangari Maathai).
Esta lista de 20 mulheres não é por certo exaustiva e representa apenas uma ínfima parte do contributo das mulheres africanas, sejam elas conhecidas ou anónimas, para a história do seu país, de África e de toda a Humanidade.

Para obter mais recursos, visite o site www.unesco.org/womeninafrica

O projecto UNESCO Mulheres na história de África recebeu o apoio financeiro da República da Bulgária.

Biografia, Autobiografia, Memórias / Didáticos / Técnico / História / História Geral / Não-ficção

Edições (1)

ver mais
Njinga a Mbande

Similares

(35) ver mais
Maravilhas do conto africano
A Rainha Ginga
A Rainha Ginga
A rainha Ginga

Resenhas para Njinga a Mbande (1)

ver mais
Todos deveriam conhecer a Njinga!
on 26/11/17


Uma cartilha desenvolvida pela Unesco que conta a história de Njinga que viveu durante a colonização da Angola pelos portugueses, ela lutou contra a colonização e o tráfico negreiro de forma diplomática e inteligente, uma heroína que até então não tinha conhecido. Essa cartilha é bem didática, contando a história dela através de uma HQ e de tópicos informátivos cronológicos explicando a história de Njinga, pensado justamente para ser utilizado em sala de aula promovendo não só o conhe... leia mais

Estatísticas

Desejam4
Trocam1
Avaliações 4.4 / 12
5
ranking 58
58%
4
ranking 33
33%
3
ranking 0
0%
2
ranking 8
8%
1
ranking 0
0%

28%

72%

Ingrid
cadastrou em:
06/07/2017 16:21:59
Cris
editou em:
08/07/2018 13:54:58