No Ceará Não Tem Disso Não:

No Ceará Não Tem Disso Não: Felipe Trotta


Compartilhe


No Ceará Não Tem Disso Não:


Nordestinidade e Macheza no Forró Contemporâneo




O “Ceará” do título desse livro, inspirado numa canção de Guio de Morais interpretada por Luiz Gonzaga, é uma metonímia do Nordeste. O que tem ou não tem no Ceará-metonímia é uma indagação sobre os estereótipos que pautaram a construção da identidade nordestina. Atravessado por um conservadorismo machista ainda bastante forte em vários estados brasileiros e lutando para atingir um desejável cosmopolitismo, moderno e conectado, o “Nordeste” é uma construção em crise.
Como música característica do Nordeste, o forró processa ideias contraditórias e polêmicas sobre a região que, escondidas sobre a oposição entre “pé de serra” e “eletrônico”, deslocam continuamente os estereótipos de nordestinidade. Terra de machos valentes e viris, o Nordeste do forró atual revela um mundo diversificado e cheio de conflitos, que se condensa em suas sonoridades e nas festas, com alegria e safadeza.

Comunicação

Edições (1)

ver mais
No Ceará Não Tem Disso Não:

Similares

(3) ver mais
O fole roncou!
Forró no asfalto
Indústria Cultural e Forró Eletrônico no Rio Grande do Norte

Estatísticas

Desejam2
Trocam1
Avaliações 5.0 / 1
5
ranking 100
100%
4
ranking 0
0%
3
ranking 0
0%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

13%

88%

Elmo Mayko
cadastrou em:
14/04/2015 09:08:10

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR