Noite

Noite Erico Verissimo


Compartilhe


Noite





Como o Raskolnikov de Dostoiévski, o Homem de gris sabe que tem uma culpa - mas, diferentemente do herói de Crime e castigo, não sabe que crime cometeu. Sabe que fez alguma coisa terrível. O que terá feito? Onde? Contra quem?

A novela Noite é única na obra de Erico Verissimo. Isenta do caráter épico de O tempo e o vento, não pratica a crônica de costumes dos romances do "ciclo de Porto Alegre", não busca o realismo e não tem o tom de crítica e sátira política de O senhor embaixador e Incidente em Antares.

Noite é uma viagem ao interior da culpa. O personagem central, o Desconhecido, ou Homem de gris, perambula pelas ruas de uma cidade submersa no anonimato sem reconhecê-las. Não sabe quem é, nem de onde veio, nem aonde dirigir seus passos. Atormenta-o uma culpa inenarrável. Sabe que cometeu um crime, mas não sabe como fazer para descobrir qual foi esse crime - e qual é sua identidade.

Usando os cenários conhecidos, Erico compôs o painel social de uma sociedade que se perdeu em seus labirintos, tomada pelo anseio de modernidade, e ao mesmo tempo presa a suas raízes do passado. A novela fala de seres neutralizados pelo anonimato que caracteriza a modernidade: por isso todos os personagens flutuam no espaço intermediário das almas condenadas ao eterno purgatório.

Ficção / Literatura Brasileira / Romance

Edições (11)

ver mais
Noite
Noite
Noite
Noite

Similares

(22) ver mais
Os ratos
O Resto é Silêncio
Incidente em Antares
Contos

Resenhas para Noite (70)

ver mais
Onde sua mente pode te levar?
on 1/8/13


A escrita de Érico Verrissimo me laçou desde a leitura de seu primeiro livro, Olhai os Lírios do Campo. É uma escrita sútil, sem pretensão que envolve e cativa. Tornei-me um admiradora. Então tornei e lê-lo. Li, 1, 2, 3, 4 livros e não pretendo parar. Posso afirmar sem hesitar que Érico Verissimo está entre os meus três escritores brasileiros prediletos. Decidi Ler Noite após saber que na época em que foi lançado, os críticos e setores públicos os consideraram uma ofensa a moral. O ... leia mais

Estatísticas

Desejam68
Trocam9
Avaliações 3.8 / 686
5
ranking 31
31%
4
ranking 36
36%
3
ranking 26
26%
2
ranking 6
6%
1
ranking 2
2%

32%

68%

Alê | @alexandrejjr
editou em:
22/01/2022 04:11:50

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR