Noites do sertão

Noites do sertão João Guimarães Rosa


Compartilhe


Noites do sertão





As novelas “Dão-Lalalão” e “Buriti” que, inicialmente fizeram parte da obra “Corpo de baile”, foram posteriormente desmembradas do livro, para integrar um novo volume, que recebeu do autor o título “Noites do sertão”, originalmente lançado em 1956. Atualmente, tem a edição de 2021 desenvolvida pela Global Editora, que apresenta ao leitor o projeto gráfico de Victor Burton e Anderson Junqueira, que desenvolveram a capa a partir da fotografia deAraquém Alcântara, fotográfo especializado em registrar as paisagens brasileiras. Além disso, o lançamento traz o texto “´Dão-lalalão´" - assim é se lhe parece”, publicado no livro organizado pela professora da PUC - RS Regina Zilberman, intitulado como "Corpo de baile" : romance, viagem e erotismo no sertão.

Essa edição da Global Editora, com nova capa e texto de apoio agrega ao livro uma qualidade elevada e valorizada. Assim, como produto, torna-se mais atraente.

Sobre o enredo, em “Dão-Lalalão”, o leitor acompanha o redemoinho de sentimentos de Soropita, homem rural que, em meio às suas aventuras na noite de sua cidade, acaba se apaixonando por Doralda, uma prostituta com quem decide se casar. A partir desse ponto, desenrola-se um dilema na vida do personagem que opta por se mudar de cidade. Já a novela “Buriti”, traz as relações que se estabelecem entre membros de uma mesma família que residem na fazenda "Buriti Bom”.

Ficção / Literatura Brasileira

Edições (7)

ver mais
Noites do sertão
Noites do sertão
Noites de Sertão
Noites do Sertão

Similares

(37) ver mais
O Espaço Literário
Estas estórias
Grandes Obras de Nietzsche
Memórias, Sonhos, Reflexões

Resenhas para Noites do sertão (23)

ver mais
ler esse livro foi uma experiência religiosa para mim
on 4/8/21


Nessa altura de minha tríplice jornada – como leitor, como escritor e como ser humano – retornar ao universo literário de Guimarães Rosa foi uma experiência que só posso chamar de religiosa. Debruçado nessas páginas de leitura tão difícil quanto doce (como a dureza do coco que guarda a água refrescante e a carne nutritiva), agradeci inúmeras vezes a Deus pelo encantamento da Literatura, que tem o poder de nos elevar e nos fazer enxergar acima de nós mesmos. Ler Guimarães Rosa é dar tes... leia mais

Estatísticas

Desejam73
Trocam2
Avaliações 4.1 / 292
5
ranking 45
45%
4
ranking 33
33%
3
ranking 17
17%
2
ranking 4
4%
1
ranking 1
1%

38%

62%

Pedro S.
cadastrou em:
15/06/2021 12:29:52
Pedro S.
editou em:
15/06/2021 12:30:55

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR