Noites florentinas

Noites florentinas Heinrich Heine


Compartilhe


Noites florentinas





Noites florentinas, de 1836, é um dos raros textos em prosa do poeta Heinrich Heine (1797-1856), expoente do romantismo alemão. Nesse curto romance, Heine transportou para a prosa a delicadeza de sua poesia, misturando lirismo a mordacidade e ironia. O livro começa com a chegada de Maximilian à casa de uma mulher enferma, Maria. Durante duas noites, ele irá distraí-la, contando algumas de suas histórias. Nada sabemos sobre as relações anteriores entre os dois, mas o autor desenha um sutil e ambíguo jogo de sedução enquanto se desenrolam as lembranças de Maximilian – que promete abrir seu coração à interlocutora.

As narrativas de Maximilian se encadeiam como várias histórias dentro de uma. Elas transitam entre personagens da ópera, obras de arte, a paixão de Maximilian por estátuas e mulheres mortas, além de considerações espirituosas sobre os franceses, ingleses e alemães.

Ao longo do texto, Heine encontra ocasião para visitar as camadas mais profundas do romantismo – a temática byroniana destacada pelo tradutor Marcelo Backes em seu posfácio. A presença da morte é insistente, a natureza se configura misteriosa e fantasmagórica, o fazer artístico tem dimensões sobrenaturais e até diabólicas. Embora o enredo se inicie com um mote semelhante ao das Mil e uma noites, a vigília da ouvinte falha, e o sono se mistura nebulosamente com a realidade. Além disso, as experiências amorosas de Maximilian se assemelham a uma busca pelo sublime, que nunca se completa.

Literatura Estrangeira / Romance

Edições (2)

ver mais
Noites florentinas
Noites Florentinas

Similares

(18) ver mais
Afinidades Eletivas
As Afinidades Eletivas
Crônicas italianas
Histórias Mágicas

Resenhas para Noites florentinas (2)

ver mais
Enredo nada, narrativa tudo
on 14/5/21


A premissa é simples: uma mulher doente recebe a visita de um amigo, por duas noites consecutivas, durante as quais, para entretê-la, esse amigo dispara a relatar uma série de histórias de sua vida, começando na infância e progredindo para a vida madura. A forma pela qual Heine dá corpo a isso é que faz toda a diferença: com um pé no fantasioso, altas doses de crítica explícita e sarcasmo bem aplicado; também, com bela linguagem e descrições emocionantes de expressões artísticas, d... leia mais

Estatísticas

Desejam43
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 3.9 / 45
5
ranking 36
36%
4
ranking 40
40%
3
ranking 22
22%
2
ranking 2
2%
1
ranking 0
0%

39%

61%

Elvis.Faria
cadastrou em:
07/11/2017 14:13:46
Fernando
editou em:
12/12/2022 15:29:29

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR