Nós

Nós Ievguêni Zamiátin


Compartilhe


Nós





Escrita nos anos 1920 por Ievguêni Zamiátin. Nós é a distopia original que inspirou desde grandes clássicos do gênero, como Admirável Mundo Novo, 1984, Laranja Mecânica e Fahrenheit 451, até livros mais recentes, como Divergente e Jogos Vorazes.

A obra conta com texto traduzido direto do russo e duas leituras complementares. A primeira é uma resenha do livro escrita por George Orwell, autor de 1984, originalmente publicada na revista londrina Tribune em 1946. Orwell ressalta a ousadia política de Nós e indica alguns dos incontáveis aspectos em que Zamiátin inspirou Admirável Mundo Novo, de Aldous Huxley. Há também uma comovente carta enviada por Zamiátin a Stálin, pedindo para sair da União Soviética, onde todas as suas publicações estavam sofrendo perseguição política.

“Se eu for verdadeiramente um criminoso que merece punição, não creio que mereça uma punição tão grave quanto a morte literária. Por isso, peço que essa sentença seja comutada pela deportação da URSS”

Em suas páginas, o autor imaginou um governo totalitário chamado Estado Único que, supostamente pelo bem da sociedade, privou a população de direitos fundamentais como o livre-arbítrio, a individualidade, a imaginação, a liberdade de expressão e o direito à própria vida. Um mundo completamente mecanizado e lógico, onde as pessoas não possuem nomes, mas sim números, e o Estado dita os horários de trabalho, de lazer, de refeições e até de sexo.
A trama traz a história de D-503, um engenheiro que vive pleno e feliz (exatamente como ordena o grandioso Estado Único), mas começa a duvidar das próprias convicções ao conhecer uma misteriosa mulher que comete a ousadia de bular regras, e que o contamina com a doença chamada imaginação.

Ficção

Edições (11)

ver mais
Nós
Nós
Nós
Nós

Similares

(80) ver mais
Admirável Mundo Novo
Fahrenheit 451
Piquenique na Estrada
Nosotros

Resenhas para Nós (389)

ver mais
?Não existe revolução final, as revoluções são infinitas.?
on 1/5/21


Bem, chegou ao fim a leitura de "Nós". Vou falar primeiramente, em um contexto geral, tudo que me agradou na leitura: o cenário político ditatorial em que o povo vivia, com paredes de vidro (isso antes da invenção da TV, uma sacada genial do autor) e tudo que falam ou fazem, sendo observado e controlado por um "Benfeitor" (figura quase que divina, aos olhos dos habitantes daquela civilização), como um Reality Show dos dias atuais; toda reflexão sobre liberdade x felicidade, que se enca... leia mais

Vídeos Nós (4)

ver mais
Resenha: Nós ? Iêvgueni Zamiátin ? (A distopia que inspirou todas distopias)

Resenha: Nós ? Iêvgueni Zamiátin ? (A distopi

Resenha do livro Nós, de Ievguêni Zamiátin | Prateleira de Cima

Resenha do livro Nós, de Ievguêni Zamiátin |

Distopia russa? Conheça NÓS, de Zamianti | Review

Distopia russa? Conheça NÓS, de Zamianti | Re

Podcast do Rei Grifo: Nós

Podcast do Rei Grifo: Nós


Estatísticas

Desejam1.338
Trocam2
Avaliações 3.9 / 2.427
5
ranking 29
29%
4
ranking 45
45%
3
ranking 21
21%
2
ranking 3
3%
1
ranking 1
1%

38%

62%

Srta. Oliver
cadastrou em:
12/07/2021 11:53:37
Srta. Oliver
editou em:
12/07/2021 11:54:28

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR