Nos Mares do Sul

Nos Mares do Sul Robert Louis Stevenson


Compartilhe


Nos Mares do Sul


Autobiografia de um Viajante




Robert Louis Stevenson é um dos iniciadores do romance moderno, e o autor inglês mais conhecido do grande público. Era dos escritores que, dizia Henry James, dominava a fundo o estilo e o argumento. Seu espírito universal é cultuado não só pelos leitores como também por escritores como Cesare Pavese, G. K Chesterton, Jorge Luis Borges, entre tantos outros.

Em 1888, Stevenson, afetado por uma grave infecção pulmonar, empreende um cruzeiro pelos mares do Sul à procura de um clima ideal que lhe ajudasse a aliviar sua doença. Nos Mares do Sul é o relato autobiográfico dessa experiência, em que, apesar de dominado pela ideia da morte, o impulso vital que recebe daquelas inóspitas e paradisíacas paisagens e de seus encantadores e estranhos habitantes o levará a escrever o melhor livro de viagens do século passado.

Na vã esperança de encontrar um clima propício para curar a tuberculose que seis anos mais tarde o levaria ao túmulo, Robert Louis Stevenson embarca na escuna Casco para realizar um longo cruzeiro pelo Pacífico Sul.

Dessa experiência inesquecível ficaram dois romances: The Wrecker e The Ebb-Tide, um conjunto de relatos; Islands Night’s Entertainments; e o relato de viagens Nos mares do sul, obra-prima no gênero e, sem dúvida, o melhor livro de viagens do século XIX.
Nesta obra dividida em quatro partes, Stevenson descreve as viagens a bordo do Casco, do Equador, e do Janet Nicholl pelas ilhas Marquesas, Pomutu e as Gilbert.

Sua visão está continuamente dominada pela Ideia da morte, que toma um caráter ainda mais dramático e sombrio em contraste com as paradisíacas paisagens dos arquipélagos e com a beleza física e a vitalidade de seus habitantes.

Depois de percorrer o Pacífico de ponta a ponta, Stevenson se instala nas ilhas Samoa, onde constrói uma casa e vive em contato direto com os nativos. São os anos mais felizes de sua vida — os samoanos o batizam Tusitala, “aquele que conta histórias” —, sendo considerado como um deles e chorado depois de sua morte.

Mais de cem anos já se passaram e a lembrança de Tusitala continua presente entre os samoanos. Uma rua, um hotel e o principal jornal local levam seu nome. Sua antiga casa, restaurada, é o palácio presidencial (as Samoas Ocidentais são independentes desde 1962), e os alunos das ilhas aprendem a conhecer aquele escocês que contava suas historias aos antepassados samoanos e que, nos últimos anos de sua vida, publicou nesta língua, antes que em inglês, um de seus melhores livros.

Biografia, Autobiografia, Memórias / Literatura Estrangeira

Edições (1)

ver mais
Nos Mares do Sul

Similares

(12) ver mais
Amor e Guerra nos Mares do Sul
Mares do Sul
Histórias dos Mares do Sul
Os vagabundos dos mares do sul

Resenhas para Nos Mares do Sul (1)

ver mais
Vale ler até o fim!
on 23/10/18


Para alguns, o vocabulário e o estilo do autor do livro podem desagradar: "é século dezenove demais", "é específico ao extremo em suas descrições", porém, para aqueles que apreciam essas coisas e veem nelas aquilo que não vemos mais hoje, é um prato cheio! Vale a pena lê-lo até o fim, pois é nele que você encontra coisas e causos sobre a cultura do autor e da onde ele está e, assim, você também encontrará mais de si mesmo nas páginas desse diário de viagens: as pessoas reais são o fort... leia mais

Estatísticas

Desejam8
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 4.3 / 7
5
ranking 57
57%
4
ranking 14
14%
3
ranking 29
29%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

66%

34%

Allysson Falcon
editou em:
03/10/2023 18:55:31

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR