Nós matamos o cão-tinhoso

Nós matamos o cão-tinhoso Luís Bernardo Honwana


Compartilhe


Nós matamos o cão-tinhoso





Luis Bernardo Honwana nasceu na então cidade de Lourenço Marques (Moçambique) em 1942 e cresceu em Moamba, pequena cidade do interior onde seu pai trabalhava como intérprete. Aos 17 anos passou a viver na capital da colónia. Aí estudou e aí se iniciou precocemente na actividade jornalística. Apoiou a luta pela libertação, foi preso em 1964 e ficou encarcerado por três anos.
Em 1969, em pleno colonialismo, e com a guerra colonial no auge, Nós matámos o Cão-Tinhoso é publicado em língua inglesa e obtém grande divulgação e reconhecimento internacional.
Após a independência do seu país, desempenhou diversos cargos políticos chegando a ser Ministro da Cultura.
"Não sei se realmente sou escritor. Acho que apenas escrevo sobre coisas que, acontecendo à minha volta, se relacionem intimamente comigo ou traduzam factos que me pareçam decentes. Este livro de histórias é o testemunho em que tento retratar uma série de situações e procedimentos que talvez interesse conhecer.
Chamo-me Luis Augusto Bernardo Manuel. O apelido Honwana não vem nos meus documentos. Sou filho de Raul Bernardo Manuel (Honwana) e de Nally Jeremias Nhaca. Ele intérprete da administração da Moamba e ela doméstica. Tenho oito irmãos". Luis Bernardo Honwana in Prefácio à primeira edição de Nós matámos o Cão-Tinhoso.

Contos / Literatura Estrangeira / Ficção

Edições (5)

ver mais
Nós matamos o Cão Tinhoso!
Nós Matamos O Cão Tinhoso
Nós matámos o Cão-Tinhoso
Nós matamos o cão-tinhoso

Similares

(3) ver mais
Ninguém Matou Suhura
Contos Moçambicanos
Moçambique com Z de zarolho

Resenhas para Nós matamos o cão-tinhoso (226)

ver mais
O cão tinhoso da opressão
on 15/5/20


Trata-se de um conjunto de contos escritos no início da década de 1960, quando Moçambique ainda era uma colônia portuguesa. Na época, o autor, Luís Bernardo Honwana, tinha apenas 22 anos. São sete histórias potentes, contadas numa linguagem tão simples e tão local que imediatamente captura o leitor. Mas não se engane: cada história é uma pancada! O livro fala de estupro, fome, opressão branca, colonialismo, assimilação, apropriação, armas, perdas e extrema pobreza. O racismo estrutu... leia mais

Vídeos Nós matamos o cão-tinhoso (2)

ver mais
NÓS MATAM0S O CÃO TINHOSO! - Luís Bernardo Honwana [Fuvest 2024]

NÓS MATAM0S O CÃO TINHOSO! - Luís Bernardo Ho

Nós matamos o cão tinhoso! - Luís Bernardo Honwana

Nós matamos o cão tinhoso! - Luís Bernardo Ho


Estatísticas

Desejam98
Trocam4
Avaliações 3.8 / 1.462
5
ranking 27
27%
4
ranking 44
44%
3
ranking 23
23%
2
ranking 4
4%
1
ranking 1
1%

17%

83%

João Marcos
cadastrou em:
27/03/2012 11:05:05
Livia
editou em:
27/04/2018 15:35:52

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR