Notas Sobre Gaza

Notas Sobre Gaza Joe Sacco


Compartilhe


Notas Sobre Gaza





Uma década depois de ter surpreendido o mundo com seus relatos em quadrinhos sobre o conflito entre israelenses e palestinos - que lhe valeram um American Book Award em 1996 -, Joe Sacco volta à Faixa de Gaza para realizar seu projeto mais ambicioso até aqui: resgatar do esquecimento quase completo dois episódios ocorridos quase cinquenta anos antes.

Em novembro de 1956, nas cidades de Khan Younis e Rafah, centenas de civis foram mortos pelo exército israelense em uma incursão militar que tinha tudo para ser uma operação rotineira de captura de guerrilheiros palestinos. Segundo um dos poucos relatórios da ONU disponíveis, os soldados teriam simplesmente entrado em pânico ao deparar com uma multidão em fuga. Já de acordo com o primeiro-ministro israelense, as tropas teriam entrado em confronto com rebeldes armados, muito embora não tenha ocorrido uma única baixa entre suas fileiras.

Em Notas sobre Gaza, Joe Sacco mergulha nos escombros de um conflito que parece não ter fim para reconstituir alguns dos eventos mais importantes para a escalada de violência em que se transformou a relação entre israelenses e palestinos.

Edições (1)

ver mais
Notas Sobre Gaza

Similares

(17) ver mais
Palestina
Persépolis
Área de Segurança - Gorazde
Uma História de Sarajevo

Resenhas para Notas Sobre Gaza (7)

ver mais
Notas Sobre Gaza- Joe Sacco
on 7/11/10


A disputa israelo-palestina é um assunto antigo e complexo, um dos mais longos e tensos conflitos do século XX- e que ainda hoje parece longe de terminar. Inúmeros episódios de violência e guerras marcaram a região, até hoje sob a sombra da Segunda Intifada, terminada em 2006. O quadrinista e jornalista maltês-americano Joe Sacco ficou conhecido por ter visitado a região entre 1993 e 1995, e recontado sua trajetória em ‘Palestina’, obra com a qual ganhou o American Book Award em 1996.... leia mais

Estatísticas

Desejam192
Trocam1
Avaliações 4.7 / 165
5
ranking 72
72%
4
ranking 24
24%
3
ranking 3
3%
2
ranking 1
1%
1
ranking 0
0%

48%

52%

Matheus Lins
cadastrou em:
01/11/2010 16:15:13