NOVA ATLÂNTIDA

NOVA ATLÂNTIDA Francis Bacon


Compartilhe


NOVA ATLÂNTIDA





A destruição da Atlântida assinala, tradicionalmente, a perda para o homem do estado de harmonia, graças ao qual desfrutava de adiantada compreensão e domínio das forças da natureza.
O obscurecimento gradual que se segue, provoca a demanda universal da Ilha Branca, morada dos Bem-Aventurados, que não se alcança senão pelo mar ou pelo ar, símbolo por excelência do centro espiritual primordial.
A sua imagem em ponto reduzido é um reflexo do cosmos, da mesma maneira que os templos e os santuários o são. É simbolicamente um lugar de eleição, de ciência e de paz, no meio da ignorância e da anarquia que reinam no mundo.
Visualizamos uma Nova Atlântida!

Filosofia / Literatura Estrangeira

Edições (6)

ver mais
Nova Atlântida
A Nova Atlântida:
A nova Atlântida
NOVA ATLÂNTIDA

Similares

(6) ver mais
A Utopia
Atlântida
A Sociedade Aberta e Seus Inimigos
A Sociedade Aberta e Seus Inimigos

Resenhas para NOVA ATLÂNTIDA (3)

ver mais
Pena que faltou tempo a Bacon
on 16/11/12


Bacon não completou Nova Atlântida. Como diz no início do livro o secretário particular que editou as obras póstumas de Bacon, este pensou “em um corpo de leis, ou no melhor dos Estados, ou numa comunidade exemplar”, que não chegou a descrever. O trabalho publicado, relativamente pequeno, vale em especial pela rica descrição que o Padre da Casa de Salomão – dirigente maior de uma espécie de organização responsável pelo progresso da ciência – faz “da interpretação da natureza e da produ... leia mais

Estatísticas

Desejam28
Trocam1
Avaliações 3.3 / 40
5
ranking 15
15%
4
ranking 23
23%
3
ranking 43
43%
2
ranking 20
20%
1
ranking 0
0%

42%

58%

Osório Perez
cadastrou em:
22/03/2020 21:35:19

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR