Numa e a Ninfa

Numa e a Ninfa Lima Barreto


Compartilhe


Numa e a Ninfa (Obras Completas #3)





Numa e A Ninfa, de Lima Barreto, se passa em 1910, tumultuado ano eleitoral em que o Exército Brasileiro retornou à política nacional, com o Marechal Hermes da Fonseca. O personagem principal, Numa Pompílio de Castro, ambicioso Bacharel de Direito, se agarra ao seu título de Doutor para ascender socialmente e alcançar o tão sonhado prestígio social... A Obra foi publicada originalmente em folhetins da Imprensa, entre 15 de Março e 26 de Julho de 1915 pelo jornal carioca "A Noite".
[...]
Publicado em 1915 como folhetim pelo jornal A Noite, este romance satírico de Lima Barreto reproduz de forma crítica o ambiente político do governo do marechal Hermes da Fonseca ao contar a história de Numa Pompílio de Castro. Filho de um pequeno empregado e à custa de muito esforço, Numa fez-se bacharel em direito, embora não dispusesse de qualquer pendor ao estudo ou às letras jurídicas. Interessado apenas nos cargos e proventos que o título lhe permitiria alcançar, casa-se com Edgarda Cogominho, filha do chefe da oligarquia local, e elege-se deputado graças à influência do sogro. Reconhecido e empossado, Numa não deu sinal de si durante o primeiro ano e meio de legislatura, enquanto a esposa vive mergulhada em leituras, desgostosa da modéstia intelectual de seu marido. Mas o “genro do Cogominho” surpreende a todos e deixa para trás seu epíteto quando profere na câmara um discurso inesquecível e o casal finalmente recebe a admiração de que se via digno.

Aventura / Crônicas / Drama / Entretenimento / História do Brasil / Humor, Comédia / Literatura Brasileira / Política

Edições (1)

ver mais
Numa e a Ninfa

Similares

(16) ver mais
Os Bruzundangas / Numa e a Ninfa
Numa e a ninfa
Numa e a Ninfa  (Texto Condensado)
Numa e a Ninfa : Romance

Estatísticas

Desejam
Informações não disponíveis
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 3.0 / 1
5
ranking 0
0%
4
ranking 0
0%
3
ranking 100
100%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

25%

75%

João gregorio
cadastrou em:
27/12/2016 23:57:32
orffeus
editou em:
18/05/2022 20:40:34

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR