Nunca fui primeira-dama

Nunca fui primeira-dama Wendy Guerra


Compartilhe


Nunca fui primeira-dama





Com Nadia Guerra, seu alter ego ficcional, a romancista e poeta Wendy Guerra escreve a história proibida das mulheres de Cuba. Publicado em oito países, cruza ficção e realidade no relato de uma mulher obcecada pela ideia de encontrar a mãe, que a abandonou aos dez anos de idade. Imersão num bravo mundo feminino, a busca por Albis Torres é também uma viagem a seu próprio passado e às salas escuras do regime cubano. Ao trazer a mãe de volta a Havana, resgatada em Moscou com uma doença que lhe tirou a memória, Nadia Guerra descobre em uma caixa de objetos pessoais os rascunhos de um romance que Albis escrevia sobre Celia Sánchez, secretária pessoal de Fidel Castro, heroína da revolução cubana. Um livro que a mãe jamais conseguiu publicar, fruto de uma amizade que a forçara a abandonar a um só tempo sua filha e seu país.

Com Nunca fui primeira-dama, Wendy Guerra reconstrói a vida da mãe e de Célia, síntese de uma revolução e seus efeitos sobre o destino e os sentimentos mais profundos do ser humano. No papel de sua própria personagem, a autora nos faz entrar em um relato de sombras, tanto das mais íntimas quanto as das revoluções. Ao materializar o romance censurado, Wendy Guerra coloca-se no papel de sua personagem, agora na vida real. E corajosamente enfrenta os limites do regime de Cuba, onde ainda mora e sua obra permanece sem publicação.

Literatura Estrangeira / Romance

Edições (1)

ver mais
Nunca fui primeira-dama

Similares


Resenhas para Nunca fui primeira-dama (7)

ver mais
on 6/5/10


Confesso não ser o meu estilo de leitura, mas o livro nos mostra bem como foi a Cuba no início da Revolução. Nos revela também o preço pago por ela. Ideias vigiadas, pensamentos que não podem ser revelados, preconceitos expostos. Tudo isso mostrado do ponto de vista da autora, quando resolve enfim, encarar seu passado e descobrir quem realmente foi sua mãe. ... leia mais

Estatísticas

Desejam41
Trocam1
Avaliações 3.7 / 69
5
ranking 26
26%
4
ranking 36
36%
3
ranking 22
22%
2
ranking 13
13%
1
ranking 3
3%

16%

84%

Ingrid
cadastrou em:
22/04/2010 15:13:53
Jenifer
editou em:
24/09/2020 23:56:06