O 18 de Brumário de Luís Bonaparte e Cartas a Kugelmann

O 18 de Brumário de Luís Bonaparte e Cartas a Kugelmann Karl Marx


Compartilhe


O 18 de Brumário de Luís Bonaparte e Cartas a Kugelmann





O dezoito brumário alia uma lúcida análise de eventos históricos à conceituação científica de conexões universais, determinando assim a natureza de um fato político sempre atual; o golpe de Estado bonapartista. Marx analisa ainda a contraditória evolução da cultura burguesa, indicando a perspectiva justa para a avaliação do humanismo clássico, e fornecendo os critérios para uma análise das ideologias do período da decadência. Nas 'Cartas' encontramos um rico material sobre a redação de O capital e observações sobre a Comuna, sendo, portanto, um documento fundamental para a história da vida e do pensamento de Karl Marx.

Hegel observa em uma de suas obras que todos os fatos e personagens de grande importância na história do mundo ocorrem, por assim dizer, duas vezes. E esqueceu-se de acrescentar: a primeira vez como tragédia, a segunda como farsa. " Essa marcante citação de Marx abre uma de suas mais completas obras. Escrita como um trabalho de reportagem, "O 18 de Brumário" é a obra de um Marx analista político, sociólogo, historiador e jornalista. Implacável, visa narrar aquilo que para os liberais da Europa ocorrera como um "raio num céu azul": a ascensão do medíocre sobrinho de Napoleão Bonaparte à homem mais poderoso da França. Uma narrativa brilhante, onde a tragédia e a farsa coexistem com a pena irônica e mordaz do filósofo alemão.

Edições (2)

ver mais
O 18 de Brumário de Luís Bonaparte e Cartas a Kugelmann
O 18 Brumário e Cartas a Kugelmann

Similares


Estatísticas

Desejam8
Trocam3
Avaliações 4.1 / 52
5
ranking 48
48%
4
ranking 23
23%
3
ranking 23
23%
2
ranking 6
6%
1
ranking 0
0%

49%

51%

Rodrigo ~BoB~
cadastrou em:
09/01/2009 22:35:54
Araçá
editou em:
22/12/2022 12:59:10

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR