O Aleph

O Aleph Jorge Luis Borges


Compartilhe


O Aleph





Publicado em 1949, O aleph é considerado pela crítica um dos pontos culminantes da ficção de Borges. Nova tradução de Davi Arrigucci Jr.

Em sua maioria, "as peças deste livro correspondem ao gênero fantástico", esclarece o autor no epílogo da obra. Nelas, ele exerce seu modo característico de manipular a "realidade": as coisas da vida real deslizam para contextos incomuns e ganham significados extraordinários, ao mesmo tempo em que fenômenos bizarros se introduzem em cenários prosaicos. Os motivos borgeanos recorrentes do tempo, do infinito, da imortalidade e da perplexidade metafísica jamais se perdem na pura abstração; ao contrário, ganham carnadura concreta nas tramas, nas imagens, na sintaxe, que também são capazes de resgatar uma profunda sondagem do processo histórico argentino. O livro se abre com "O imortal", onde temos a típica descoberta de um manuscrito que relatará as agruras da imortalidade. E se fecha com "O aleph", para o qual Borges deu a seguinte "explicação" em 1970: "O que a eternidade é para o tempo, o aleph é para o espaço". Como o narrador e o leitor vão descobrir, descrever essa idéia em termos convencionais é uma tarefa desafiadoramente impossível.

Contos / Ficção / Literatura Estrangeira

Edições (9)

ver mais
O Aleph
O Aleph
El Aleph
O Aleph

Similares

(25) ver mais
Ficções
A Invenção de Morel
O Informe de Brodie
O fim da bruxaria para os alquimistas vampiros

Resenhas para O Aleph (49)

ver mais
Ponto para onde convergem todos os pontos
on 10/5/20


Borges não decepciona. Em alguns dos contos deste livro eu me senti relendo as histórias fantasiosas e insólitas do livro das Mil e Uma Noites, e meu sentimento não foi infundado, pois o livro das Mil e Uma Noites foi citado algumas vezes durante esta obra: "Este, além do mais, tem um antigo e simples sabor que seria uma lástima perder, talvez o das Mil e Uma Noites", no conto O Homem no Umbral. É um livro com bastantes filosofias. Dos contos, o que eu mais gostei foi Os Teólogos - ... leia mais

Vídeos O Aleph (6)

ver mais
Lendo O Aleph : História do Guerreiro e da Cativa

Lendo O Aleph : História do Guerreiro e da Ca

Lendo O Aleph: O Morto | Aline Aimée

Lendo O Aleph: O Morto | Aline Aimée

Lendo O Aleph: O Imortal | Aline Aimée

Lendo O Aleph: O Imortal | Aline Aimée


Estatísticas

Desejam560
Trocam5
Avaliações 4.4 / 1.455
5
ranking 58
58%
4
ranking 29
29%
3
ranking 10
10%
2
ranking 2
2%
1
ranking 0
0%

48%

52%

Renata
cadastrou em:
14/04/2009 20:55:12
Silvio
editou em:
27/01/2020 19:22:10