O Alienista

O Alienista Machado de Assis


Compartilhe


O Alienista





(...) Não eram gritos na rua, eram suspiros em casa, mas não tradava a hora dos gritos. O terror crescia; avizinhava-se a rebelião. A ideia de uma petição ao governo para que Simão Bacamarte fosse capturado e deportado, andou por algumas cabeças, antes que o barbeiro Porfírio a expendesse na loja, com grandes gestos de indignação. (...)

Clássico da literatura brasileira, este texto de Machado de Assis continua sendo, cento e trinta anos depois de sua publicação original, uma das mais devastadoras observações sobre a insanidade a que pode chegar a ciência. Tão palpitante quanto de leitura prazerosa, O alienista é uma dessas joias da ficção da literatura mundial.

Médico, Simão Bacamarte passa a se interessar pela psiquiatria, iniciando um estudo sobre a loucura em Itaguaí, onde funda a Casa Verde - um típico hospício oitocentista -, arregimentando cobaias humanas para seus experimentos. O que se segue é uma história surpreendente e atual em seu debate sobre desvios e normalidade, loucura e razão.

Ensaio sobre a loucura e a lucidez, sátira política e comédia de costumes, esta edição de Machado de Assis conta com uma esclarecedora nota introdutória do crítico britânico John Gledson, um dos grandes intérpretes do autor brasileiro, e notas do professor da USP Hélio Guimarães.

Ficção / Ficção / Literatura Brasileira / Ficção / Romance / Literatura Brasileira / Literatura Brasileira / Literatura Brasileira / Romance / Literatura Brasileira / Romance / Romance / Romance / Contos / Romance / Ficção / Literatura Brasileira / Romance

Edições (65)

ver mais
O ALIENISTA
O Alienista
O Alienista
O alienista

Similares

(69) ver mais
Inocência
A Chave
Quincas Borba
O Alienista

Resenhas para O Alienista (618)

ver mais
on 11/10/09


O ALIENISTA é uma obra muito conhecida do Machado de Assis que aborda de uma forma muito diferente, mas que considero um tanto quanto realista, a sanidade. Bom, a história gira em torno de um psiquiatra, Simão Bacamarte, que retorna à cidade de Itaguaí depois de formado, e decide abrir uma instituição que hoje chamaríamos de sanatório. Na época, casas de tratamento para doentes mentais era algo totalmente inovador, uma vez que costumava-se isolar pessoas com distúrbios do convívio com... leia mais

Vídeos O Alienista (9)

ver mais
UERJ | RESENHA:  O Alienista, de Machado de Assis

UERJ | RESENHA: O Alienista, de Machado de A

O Alienista - Machado de Assis

O Alienista - Machado de Assis

O alienista

O alienista

UERJ | Livros do Vestibular 2019

UERJ | Livros do Vestibular 2019


Estatísticas

Desejam744
Trocam279
Avaliações 3.8 / 16.476
5
ranking 32
32%
4
ranking 32
32%
3
ranking 26
26%
2
ranking 8
8%
1
ranking 2
2%

31%

69%

Gugo
cadastrou em:
05/06/2014 10:16:38
Marco
editou em:
12/11/2018 22:58:05