O anel de Giges

O anel de Giges Eduardo Giannetti


Compartilhe


O anel de Giges


Uma fantasia ética




Uma reflexão a um só tempo acessível e erudita sobre a diferença entre ser e parecer.

A fábula de Giges, presente no segundo livro da República de Platão, na qual um camponês encontra um anel capaz de lhe conceder o poder da invisibilidade, é o tema do mais novo livro de Eduardo Giannetti.

Em uma análise do experimento mental de se viver sem impedimentos ou censura social, O anel de Giges nos convida a pensar a natureza de nosso comportamento para além de leis e amarras morais. Para tal, Giannetti examina os ideais de plenitude e felicidade das tradições filosóficas ocidentais e como as diferentes escolas de pensamento ético – de Platão ao cristianismo, de Kant ao utilitarismo – reagiriam diante do desafio do anel.

Neste livro, o autor de Autoengano volta a encorajar o leitor a desconfiar de si mesmo e se questionar sobre suas atitudes enquanto espectador de sua própria vida em circunstâncias inusuais: o que você faria se o anel chegasse às suas mãos?

Filosofia / Não-ficção

Edições (1)

ver mais
O anel de Giges

Similares


Resenhas para O anel de Giges (22)

ver mais
O anel...
on 1/11/23


"... seja qual for o objeto de desejo de um homem, ele o chama de Bem, e tudo que odeia, de Mal." Já assisti inúmeras palestras do Eduardo Giannetti, sua capacidade de articular com clareza suas ideias, sempre originais, constantemente me impressiona. Nesse novo trabalho, indicado, sem pedantismo, para pessoas instruídas, sua erudição, repito, clareza e ordenamento de ideias, causa um prazer imensurável por toda a leitura da obra. Um verdadeiro deleite!... leia mais

Estatísticas

Desejam48
Trocam1
Avaliações 4.0 / 100
5
ranking 41
41%
4
ranking 41
41%
3
ranking 15
15%
2
ranking 2
2%
1
ranking 1
1%

30%

70%

eldegod
cadastrou em:
31/10/2020 12:40:58
Alê | @alexandrejjr
editou em:
17/10/2022 10:51:22

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR