O Ano da Morte de Ricardo Reis

O Ano da Morte de Ricardo Reis José Saramago


Compartilhe


O Ano da Morte de Ricardo Reis





A notícia da morte de Fernando Pessoa, telegrafada de Lisboa pelo companheiro de heteronímia Álvaro de Campos, faz Ricardo Reis decidir-se a retornar imediatamente a Portugal. Como logo percebem os funcionários do hotel onde ele se hospeda na noite tempestuosa da chegada a Lisboa, Reis possui um temperamento formal e comedido. Gosta de fechar-se em seu quarto, aparecendo quase somente nos horários das refeições ou nas saídas e chegadas de suas perambulações solitárias pela cidade. Enquanto espera tranquilamente a hora de ir juntar-se ao seu criador, assiste pelos jornais ao espetáculo do mundo e às vezes compõe versos dedicados à camareira do hotel ou a uma jovem hóspede com a mão esquerda paralisada.
As fronteiras habituais entre realidade e literatura dissolvem-se de modo impactante nesta amostra emblemática da ficção de José Saramago. O ano da morte de Ricardo Reis considerado por muitos críticos seu melhor romance e o livro-chave que o projeta entre os maiores prosadores da língua portuguesa. Aproveitando habilmente o fato de Fernando Pessoa não ter fixado em seus escritos a data da morte de Reis, o autor encena os últimos meses do poeta das musas abstratas com sua habitual maestria narrativa.

Romance / Literatura Estrangeira

Edições (11)

ver mais
O Ano da Morte de Ricardo Reis
O Ano da Morte de Ricardo Reis
O Ano da Morte de Ricardo Reis
O Ano da Morte de Ricardo Reis

Similares

(8) ver mais
A Viagem do Elefante
Caim
O Evangelho Segundo Jesus Cristo
As Intermitências da Morte

Resenhas para O Ano da Morte de Ricardo Reis (26)

ver mais
FERNANDO PESSOA, SARAMAGO E OS TÚNEIS LITERÁRIOS REFLEXIVOS
on 25/10/13


Fernando Pessoa morreu no dia 30 de novembro de 1935, em Lisboa. Lá foi enterrado. Os seus despojos mortais repousam no Mosteiro dos Jerônimos, para onde foi trasladado do cemitério dos Prazeres, na comemoração do cinquentenário de sua morte. Mas a verdade é uma senhora de mil faces. Foi só um quarto dele que morreu naquele dia. O outro quarto já tinha morrido, e os restantes ficaram vivos e perambulam por aí; ou pelo menos, não há registro da morte deles. Todos sabem que P... leia mais

Vídeos O Ano da Morte de Ricardo Reis (2)

ver mais
O ano da morte Ricardo Reis

O ano da morte Ricardo Reis

#Resenhando:O Ano da Morte de Ricardo Reis (José Saramago)

#Resenhando:O Ano da Morte de Ricardo Reis (J


Estatísticas

Desejam384
Trocam3
Avaliações 4.2 / 635
5
ranking 47
47%
4
ranking 31
31%
3
ranking 17
17%
2
ranking 4
4%
1
ranking 0
0%

41%

59%

Bruno
cadastrou em:
26/10/2011 21:12:39