O Arco e a Lira

O Arco e a Lira Octavio Paz


Compartilhe


O Arco e a Lira





As reflexões de Octavio Paz sobre o fenômeno poético, seu lugar na história e, particularmente, em nossa época e nossa vida pessoal são em grande parte o testemunho que o poeta dá acerca de uma questão nunca elucidada de todo. Ao perguntar o que é a poesia? Octavio Paz responde referindo a pergunta a outro ser, não menos enigmático: o poema.



Na primeira parte deste livro, Paz examina a natureza do poema e procede a uma análise de seus componentes: linguagem, ritmo e imagem.



O estudo do poema leva-o a debruçar-se sobre um novo problema: em que consiste a criação poética, isto é, a criação de poemas?



Na segunda parte, ele examina as diferenças e as semelhanças entre a experiência poética e a religiosa, dedica um capítulo ao espinhoso problema da 'inspiração' e conclui afirmando que a experiência poética é irredutível a qualquer outra.



Depois de estudar o 'dizer poético' e sua significação, Paz propõe um novo problema: como se comunica o dizer poético? Afirma ele que o poema é de natureza histórica, mas essa maneira de ser histórica é paradoxal, pois, embora o poema constitua um produto social, expressão de uma época determinada, também é uma condição prévia para a existência de toda e qualquer sociedade.



A poesia consagra o instante e converte o devir histórico em arquétipo. Continuando, Paz examina alguns exemplos de 'consagração' da história pela poesia: o teatro grego - cujo tema central é o sacrilégio -, o romance e a poesia lírica da Idade Moderna. Em meio às idéias do autor, esta última se reveste de particular importância, pois constitui "uma tentativa do verbo para encarnar na vida". Após analisar a aventura da poesia moderna e as causas de seus impasses históricos, Octavio Paz dá-nos sua idéia sobre a função da poesia em nossa época.


Edições (2)

ver mais
O arco e a lira
O Arco e a Lira

Similares

(11) ver mais
O ser e o tempo da poesia
Os Filhos do Barro
A Novela no Início do Renascimento
A Invenção de Orfeu

Resenhas para O Arco e a Lira (4)

ver mais
on 2/8/13


Esse livro é um muro! Azar dele é que eu sou teimoso!... leia mais

Estatísticas

Desejam96
Trocam2
Avaliações 4.4 / 85
5
ranking 65
65%
4
ranking 21
21%
3
ranking 9
9%
2
ranking 4
4%
1
ranking 1
1%

38%

62%

Vasco
cadastrou em:
27/03/2009 22:50:52