O artista da pá

O artista da pá Varlam Chalámov


Compartilhe


O artista da pá (Contos de Kolimá #3)





Do comboio de prisioneiros que o levou até o campo de Víchera, nos Montes Urais, em 1929, até a longa viagem de trem de Irkutsk a Moscou, em 1953, quando ele finalmente retorna de seu calvário nas geladas minas de Kolimá, no leste da Sibéria, Varlam Chalámov registra, nos 28 contos de O artista da pá, a luta pela sobrevivência no contexto de uma das maiores tragédias da humanidade: os campos de trabalhos forçados na União Soviética stalinista, onde morreram milhões de pessoas.

Enquanto alguns autores da literatura de testemunho, como Soljenítsin, buscam um retrato abrangente e moralizante do ocorrido, pregando a redenção por meio do sofrimento, Chalámov vai na direção oposta: sua narrativa seca e objetiva, de ascendência tchekhoviana, expõe os detalhes de cada situação vivida por ele e seus colegas de prisão, deixando uma marca indelével na memória dos leitores.

Seu estilo - descrito pelo próprio autor no ensaio Sobre a prosa, recolhido ao final deste terceiro volume da série Contos de Kolimá - vem conquistando cada vez mais admiradores, como a Prêmio Nobel de Literatura de 2015, Svetlana Aleksiévitch, que considera Chalámov o maior escritor do século XX.

Contos / História / Literatura Estrangeira

Edições (1)

ver mais
O artista da pá

Similares

(69) ver mais
A luva, ou KR-2
A ressurreição do lariço
Contos de Kolimá
O Ardor

Resenhas para O artista da pá (3)

ver mais
Prosa sofrida como documento
on 18/7/19


Não compartilho com o autor a opinião que ele defende sobre literatura, mas respeito e recomendo a leitura de seus textos de difícil interpretação, leitura pesada como não poderia deixar de ser. As personagens de Chalámov nos seus contos de Kolimá são prisioneiros políticos, encarcerados, enfermeiros, mineiros, lenhadores, bandidos condenados do campo de concentração stalinista. Esse volume especificamente contém estórias inexplicáveis e que não podem ser enquadradas nos padrões usuais... leia mais

Estatísticas

Desejam127
Trocam1
Avaliações 4.7 / 22
5
ranking 77
77%
4
ranking 23
23%
3
ranking 0
0%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

50%

50%

PH
cadastrou em:
06/06/2016 18:05:16
Jenifer
editou em:
28/04/2020 15:09:41

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR