O Avesso e o Direito seguido de Discursos da Suécia

O Avesso e o Direito seguido de Discursos da Suécia Albert Camus


Compartilhe


O Avesso e o Direito seguido de Discursos da Suécia





O Avesso e o Direito é o primeiro livro de Albert Camus. Foi publicado ainda na Argélia, em 1937, com a tiragem muito discreta de 350 exemplares. Só em 1958, quando o autor já se tinha tornado uma celebridade, é que o livro seria reeditado, desta vez em França. E contudo, este livro impregna toda a restante obra de Camus. Estão aqui presentes o fascínio da luz e da felicidade, as primeiras suspeitas do absurdo -- "toda a absurda simplicidade do mundo" --, os temas do silêncio, da mãe, da indiferença mas também do amor, que irão perpassar ao longo de todos os seus outros romances, e também de muitas das suas reflexões.

A presente edição inclui também o Discurso que Camus proferiu em Dezembro de 1957, em Estocolmo, durante a cerimônia em que lhe foi entregue o prêmio Nobel de literatura. É um texto que resume bem a sua concepção do ofício de escritor: "este não pode hoje pôr-se ao serviço daqueles que fazem a história; tem antes de servir aqueles que a sofrem".

Contos / Literatura Estrangeira

Edições (3)

ver mais
O Avesso e o Direito
O Avesso e o Direito
O Avesso e o Direito seguido de Discursos da Suécia

Similares

(6) ver mais
Esperança do mundo
A Desmedida na Medida
A guerra começou, onde está a guerra?
A Queda

Resenhas para O Avesso e o Direito seguido de Discursos da Suécia (3)

ver mais
Sentimento pelo mundo
on 19/10/20


Classificado como ensaios literários esses textos são como uma espécie de viagem pela vida e pelo pensamento de Camus, aqui estão suas primeiras impressões sobre a morte, sobre o absurdo, sobre a condição da vida humana na terra, seu amor pelo mediterrâneo e pelo sol, entre outras inúmeras coisas. Trata se de um Camus jovem e apaixonado pela vida e pelo coletivo (até mesmo quando este o impele à solidão), em nenhum de seus outros livros eu pude sentir um clamor tão exposto pela humil... leia mais

Estatísticas

Desejam48
Trocam1
Avaliações 4.1 / 193
5
ranking 41
41%
4
ranking 37
37%
3
ranking 20
20%
2
ranking 2
2%
1
ranking 0
0%

47%

53%

patty
cadastrou em:
27/06/2013 18:52:16
Cioran E.
editou em:
16/04/2019 03:14:32