O azul imperfeito

O azul imperfeito Maria Gabriela Llansol


Compartilhe


O azul imperfeito


Livro de Horas V




(…)

Entre nós forma-se corpo, quilha, penas….
O falcão intermediário e purificador do céu.
O livro que, com estes apontamentos, já voo a escrever.
Quem voa um livro, não trabalha para publicar, nem [para] jornais, trabalha para tornar mais complexa e aberta a natureza. Eu não trabalho, nem para publicar, nem jornais, nem prémios, que são laços inúteis. Textualizando, eu sou um elo que passa até que outro peregrino me recolha.

Sempre tive a impressão [de] que o pensamento não é, mas se encontra em determinados sítios___ nas relações, e na paisagem.
Entre nós, neste momento intermediário, está o livro que, com estes apontamentos, já voo a escrever; quem voa, trabalha para tornar mais complexa, e aberta, a natureza. Textualizando, um elo prende-se, até que um outro preegrino o acrescente.
Sentei-me na cama, com a mão na boca, levantada pela palavra; a primeira fase de articulação é inaudível, depois, a garganta sussurra, estimulada por nada, desce o papel de pensar para a mão direita que guia o sussurro sobre o lápis; enfim, é manhã de sábado e o dia que amanhece _____ vital para mim. Estas emoções, em certos períodos, repetem-se quotidianamente. Ouvindo os pássaros. Para onde o meu sussurro na garganta se transferiu? Estas emoções são um oceano.
Tenho a certeza de que nós não morreremos, seremos engolidos pelo não-ver. Nosso? Dos outros? Por que é que, de repente, me lembrei tanto de que, quando cheguei a Herbais, sonhava, noites a fio, com a ilha de Robinson Crusoé?
Eu escrevo duro: quer dizer que eu escrevo em superfícies cujas inscrições são duradouras e rápidas. Faz frio de Inverno e de neve ausente. Estou infinitamente próxima da luz por abrir, e levanto-me com a alegria do que vou escrever.
Ainda bem que sou protegida por este novoeiro, senão via-se o autor ____ e apagava-se (em mim) a prova e o texto.

(….)

O "Livro de Horas V", que se insere na série dos livros já editados com o mesmo título, resultantes da transcrição dos cadernos manuscritos inéditos de M. G. Llansol, reveste-se de um interesse particular, uma vez que, continuando a respeitar a ordem cronológica dos manuscritos, como em livros anteriores, este volume se orienta para a construção de uma figura maior na obra de Llansol - a figura de Aossê ou AOSSEP, anagrama de Pessoa, que resulta da leitura e escrita que Llansol fez do poeta Fernando Pessoa na sua obra, ao longo de toda a sua vida literária. São cerca de trinta anos de escrita, muitas vezes diária, com vista à transformação e reconstrução da figura do poeta Fernando Pessoa, figura maior da cultura portuguesa, e aquela que mais tempo convive com Llansol. Projectada em muitas centenas de páginas manuscritas, a figura de Pessoa-Aossê, presente em metade dos livros publicados de Llansol (em 12 dos 24 publicados), continua, assim, ainda hoje largamente desconhecida no que se refere ao amplo "projecto pessoano" de M. G. Llansol. Este "Livro de Horas V" resulta do levantamento exaustivo, selecção, ordenação cronológica e transcrição da totalidade dos manuscritos que, não tendo entrado em livro, permanecem ainda inéditos. A edição deste volume é de grande relevância não só pelo que acrescenta e clarifica da obra de Llansol, mas também pelo que pode acrescentar e trazer de novo ao universo dos estudos pessoanos. E parece particularmente pertinente publicá-lo neste ano de 2015, ano das comemorações dos 100 anos de "Orpheu" e também dos 80 anos da morte de Fernando Pessoa. A edição inclui ainda um estudo introdutório de Maria Etelvina Santos, que contextualiza a leitura/escrita que M. G. Llansol faz do poeta Fernando Pessoa.

Poemas, poesias

Edições (1)

ver mais
O azul imperfeito

Similares

(4) ver mais
Uma Data em Cada Mão
Um Arco Singular
Numerosas linhas
A palavra imediata

Estatísticas

Desejam1
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 0 / 0
5
ranking 0
0%
4
ranking 0
0%
3
ranking 0
0%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

0%

100%

Carla Porto
cadastrou em:
30/11/2015 21:44:20
Carla Porto
editou em:
30/11/2015 22:26:53

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR