O Banqueiro Anarquista

O Banqueiro Anarquista Fernando Pessoa




O Banqueiro Anarquista


e outras prosas




Fernando Pessoa, hoje unanimemente considerado um dos mestres da modernidade, tem merecido numerosas edições da sua múltipla produção em verso e prosa.







O volume que ora se oferece ao leitor, em nova edição revista, diz respeito à sua obra em prosa. Em razão da diversidade de assuntos e de setores do conhecimento abrangidos por sua multímoda curiosidade intelectual, a matéria se distribui em cinco partes: ficção, estética, filosofia, política e cartas de amor. Da primeira, consta o texto integral do conto O banqueiro anarquista e do poema dramático O marinheiro , além de excertos do Livro do desassossego, do semi-heterônimo Bernardo Soares. Nas demais partes se reúnem textos fundamentais veiculando suas desconcertantes idéias naqueles campos do saber. Fecham o volume duas cartas de amor, durante muitos anos mantidos em estrito ineditismo.







Na preparação do texto, Massaud Moisés teve o cuidado de recorrer às melhores edições da prosa pessoana. Um longo e denso ensaio introdutório, focalizando os aspectos mais relevantes da prosa de Pessoa, completa o volume, que, estamos seguros, não encontra paralelo em nosso meio intelectual.

Contos / Ficção / Literatura Estrangeira / Romance

Edições (6)

ver mais
O Banqueiro Anarquista
O Banqueiro Anarquista
O Banqueiro Anarquista
O Banqueiro Anarquista

Similares

(1) ver mais
A Essência do Comércio

Resenhas para O Banqueiro Anarquista (7)

ver mais
on 30/12/10


Muitas seriam as críticas à solução final do banqueiro-anarquista, por exemplo o fato dele ter se tornado livre de apenas um das prisões, a prisão social que oprime pela ausência do dinheiro mas e quantos às tantas outras citadas (família, religião, estado)?. Erra também quando diz que ele é responsável por apenas sua única liberdade - concordo com o auxílio como opressão, o que ele não leva em conta é que esse sistema torna de fato as pessoas incapazes. Além do óbvio dessa solução ser... leia mais

Estatísticas

Desejam12
Trocam1
Avaliações 4.1 / 180
5
ranking 45
45%
4
ranking 31
31%
3
ranking 18
18%
2
ranking 4
4%
1
ranking 1
1%

50%

50%

Élida Lima
cadastrou em:
02/03/2009 11:08:33