O Brasil no Espectro de uma Guerra Híbrida

O Brasil no Espectro de uma Guerra Híbrida Piero Leiner


Compartilhe


O Brasil no Espectro de uma Guerra Híbrida


Militares, Operações Psicológicas e Política em uma Perspectiva Etnográfica




Militares, operações psicológicas e política em uma perspectiva etnográfica

O antropólogo Piero C. Leirner trata de um tema novo em sua obra, a assim chamada Guerra Híbrida, e o modo que ela está sendo realizada no Brasil.

Não se trata de uma “guerra clássica”, com fogo, mas de uma guerra que visa sobretudo a captura e neutralização de mentes. Suas “bombas” são antes de tudo informacionais, visam causar dissonâncias cognitivas e induzir as pessoas a vieses comportamentais: percepção, decisão e ação passam a trabalhar a favor de quem ataca. Seu objetivo último é o que se chama nas teorias desse tipo de guerra de uma “dominação de espectro total”. Essa ideia de “totalidade” está no âmago da Guerra Híbrida: não há mais a separação entre guerra e política, ou “tempo de guerra/tempo de paz”; todos passam a ser, voluntária ou involuntariamente, combatentes; e não se vê exatamente nem seu princípio, nem seu fim.

A hipótese central aqui levantada é que o Brasil foi, e é, um laboratório onde este modelo foi aplicado. O caso aqui estudado leva a um dos protagonistas principais desta forma de guerra e sua estratégia: um certo grupo de militares, operações psicológicas e o modo como isso se disseminou na política. O resultado, que vai muito além da eleição de 2018, é a dissonância generalizada que impera no Brasil hoje, que aqui segue um dos conceitos centrais da Guerra Híbrida – a cismogênese, ou seja, a criação de divisões sociais com o objetivo de impossibilidade qualquer pacto social.

Geografia / Política

Edições (1)

ver mais
O Brasil no Espectro de uma Guerra Híbrida

Similares

(3) ver mais
Lawfare: Uma Introdução
Guerras Híbridas
Comentários a um delírio militarista

Resenhas para O Brasil no Espectro de uma Guerra Híbrida (1)

ver mais
"(...) uma definição de Guerra Híbrida passa pela eliminação da fronteira entre dois
on 14/6/21


O livro do professor Piero Leirner trata do papel dos militares na condução da política brasileira. O texto é a publicação de sua tese de Livre-docência, apresentada à Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Tal fato já deveria contar como indicativo àqueles que bradam "teoria da conspiração" ao tema [guerra híbrida] antes de dar uma 'chance' ao trabalho etnográfico de Piero. Sim, é mais cômodo esbravejar que as Forças Armadas são defensoras da Constituição e que a sua atuação, ... leia mais

Estatísticas

Desejam20
Trocam1
Avaliações 4.2 / 26
5
ranking 54
54%
4
ranking 27
27%
3
ranking 15
15%
2
ranking 4
4%
1
ranking 0
0%

51%

49%

João Moreno
cadastrou em:
19/08/2020 22:57:49
Jim
editou em:
27/11/2020 15:07:56