O Brasil Privatizado

O Brasil Privatizado Aloysio Biondi


Compartilhe


O Brasil Privatizado


Um balanço do desmonte do Estado




Muitos se aproveitaram da política de privatizações do governo brasileiro até 2002. Confira neste livro, de Aloysio Biondi (1936-2000), os excelentes negócios que foram feitos à custa do patrimônio público. Por exemplo, antes de vender as telefônicas, o governo investiu 21 bilhões de reais no setor, em dois anos e meio. Vendeu tudo por uma "entrada" de 8,8 bilhões de reais ou menos - porque financiou metade da "entrada" para grupos brasileiros.


Na venda do Banco do Estado do Rio de Janeiro (Banerj), o "comprador" pagou só 330 milhões de reais e o governo do Rio tomou antes um empréstimo dez vezes maior, de 3,3 bilhões de reais, para pagar direitos trabalhistas.


A Companhia Siderúrgica Nacional (CSN) foi comprada por 1,05 bilhão de reais, dos quais 1,01 bilhão em "moedas podres".


Assim foi feita a privatização brasileira: o governo financiava a compra no leilão, vendia "moedas podres" a longo prazo, financiava os investimentos que os "compradores" precisavam fazer. R para aumentar os lucros dos futuros compradores o governo "engolia" dívidas bilionárias, demitia funcionários e aumentava as tarifas antes da privatização.

História

Edições (5)

ver mais
O Brasil Privatizado
O Brasil Privatizado
O Brasil Privatizado
O Brasil Privatizado

Similares

(27) ver mais
A Outra História do Mensalão
Rio sem Lei
O Príncipe da Privataria
Sanguessugas do Brasil

Resenhas para O Brasil Privatizado (7)

ver mais
Lista de Livros: O Brasil privatizado: Um balanço do desmonte do Estado, de Aloysio B
on 5/5/23


PARTE I: “ATÉ TU, MALAN? Tudo somado, contas benfeitas mostrariam que as privatizações não reduziram a dívida e o “rombo” do governo. Ao contrário, elas contribuíram para aumentá-los. O governo ficou com dívidas — e sem as fontes de lucros para pagá-las. Ironicamente, o governo reconheceu isso com todas as letras. Na carta de intenções que o ministro da Fazenda, Pedro Malan, entregou ao FMI (Fundo Monetário Internacional), inconscientemente, o governo confessa que o equilíbrio... leia mais

Vídeos O Brasil Privatizado (1)

ver mais
O Brasil privatizado, de Aloysio Biondi

O Brasil privatizado, de Aloysio Biondi


Estatísticas

Desejam38
Trocam3
Avaliações 3.7 / 115
5
ranking 30
30%
4
ranking 35
35%
3
ranking 24
24%
2
ranking 6
6%
1
ranking 5
5%

54%

46%

Everton Azeredo Carvalho
cadastrou em:
01/02/2010 00:16:20

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR