O brincar genuíno canal de expressão, linguagem das crianças e patrimônio cultural dos diversos grupos infantis, tem sido tema prioritário pra quem atua na Educação Infantil, em creches, comunidades, ONGs e outros espaços não formais. De norte a sul do Brasil, nas metrópoles, nas pequenas cidades, nas comunidades rurais , indígenas, quilombolas e ribeirinhas, é imenso e riquíssimo o repertório lúdico das crianças.
Oferecer espaços e tempos para as brincadeiras espontâneas das crianças permite conhecer-lhes as necessidades, os interesses, os repertórios e os potenciais. Essas manifestações lúdicas propiciam a oportunidade de repensar e adequar propostas, de incluir as crianças nos diferentes grupos e de possibilitar o seu desenvolvimento integral.
Como as crianças brincam, como observá-las, escutá-las e conhece-las são alguns dos temas abordados neste livro. São retomadas brincadeiras tradicionais da cultura brasileira e apresentados exemplos de brincadeiras pós -modernas. Conhecer e levar esses repertórios para o cotidiano das crianças é um desafio para educadores e cuidadores em um momento em que é urgente resgatar o significado de SER CRIANÇA.