O caminho zen

O caminho zen Eugen Herrigel

Compartilhe


O caminho zen





Em seu magistério, Eugen Herrigel tratou de ponto de vista histórico e temático de todo o panoramo da filosofia européia. Contudo, ainda durante sua atividade como professor, o ponto essencial de seu interesse como filósofo era a Mística.

Em seu livro A arte cavalheiresca do arqueiro zen, publicado pela Pensamento, Herrigel relata que, como estudante, já se ocupava da Mística movido por um impulso secreto, apesar de, naquela época, haver pouco ou nenhum interesse pelo assunto.

O convite lhe foi feito, logo após o seu ingresso no magistério, na Universidade de Heidelberg, para ocupar o posto de professor na Imperial Universidade de Tohoku, no Japão, e a conseqüente oportunidade de conviver com os japoneses, despertou nele o interesse pelo caráter do Extremo Oriente e pela sua atitude perante a vida, motivando, posteriormente, seu ingresso no círculo encantado do Zen-Budismo.

O caminho zen reúne fragmentos por ele elaborados sobre a mística zen e constitui fonte inestimável de informação, ainda não ultrapassada ou substituída pelo aparecimento de numerosas outras publicações.

O que um autor japonês escreveu nas notas à primeira edição deste livro vem sendo repetidamente confirmado desde os anos 30: "Herrigel foi o único não japonês a compreender o gênio Zen e a sentir um sopro do seu verdadeiro espírito".

Edições (3)

ver mais
O caminho zen
O caminho zen
O caminho zen

Similares

(13) ver mais
Palavras de Sabedoria
108 Contos E Parábolas Orientais
O Espírito do Zen
BUDISMO NA MESA DO BAR

Resenhas para O caminho zen (4)

ver mais
Excelente

Porém: Eu achei que este livro fosse seguir o mesmo estilo de "A arte cavalheiresca do arqueiro zen", porém foi bem diferente. Achei a escrita muito complexa e difícil. Não foi uma leitura de fácil entendimento. Teve partes em que eu literalmente "boiei". Por isso dei nota 4,5. Ainda assim traz conceitos importantes a respeito do Zen, e quem já está familiarizado com a doutrina Zen, pode encontrar aqui uma leitura muito rica. Tem muitos quotes bons, transcrevo alguns abaixo: ... leia mais

Estatísticas

Desejam24
Trocam2
Avaliações 3.9 / 33
5
ranking 36
36%
4
ranking 30
30%
3
ranking 21
21%
2
ranking 12
12%
1
ranking 0
0%

46%

54%

felipeme
cadastrou em:
28/12/2009 15:46:49