O cântico dos Salmos e o Amor Cristão

O cântico dos Salmos e o Amor Cristão Daniel Silveira...


Compartilhe


O cântico dos Salmos e o Amor Cristão


Uma defesa ao cântico dos salmos e ao amor cristão entre os defensores de tipos diferentes de salmod...




O cântico dos salmos é uma prática cristã desde os primórdios da Igreja. Eusébio, bispo de Cesareia: “A ordem de cantar os salmos em nome do Senhor foi observada por todos em todos os lugares”. O cântico dos salmos foi uma prática das igrejas da Reforma. Calvino disse: “Quando tivermos procurando a fundo [...] não encontraremos cânticos melhores nem mais apropriados do que os salmos de Davi, que o Espírito Santo falou e compôs por meio dele”. O cântico dos salmos foi uma prática das igrejas presbiterianas desde sua origem. John Knox teve o cuidado solicitar a organização de um saltério para a Igreja da Escócia.
Nos últimos dois séculos (por diversos motivos), o cântico dos salmos passou a ser desprezado a ponto de as igrejas crentes dessa prática se tornarem avessas a ela. O presente e-book intenta instigar e defender o cântico dos salmos. É uma exortação a essa piedosa e ordenada prática, nesse contexto de rejeição. Mas também, considerando dois grupos presentes no Brasil (a salmodia exclusiva e a salmodia inclusiva) é um chamado ao amor cristão nesse ponto.
Não é um material belicoso. Muito pelo contrário, o objetivo dele, como dito, é o amor cristão. Não é uma defesa pela salmodia exclusiva, mas, sem dúvida, é um encorajamento para que sejamos amorosos com os que defendem essa posição; e vice-versa. Ainda o e-book é uma defesa contra a anti-salmodia – postura que põem o tema como uma questão sectária, quando não o é e não pode ser posta nessa terrível categoria. E é um apelos aos que, beligerante e imaturamente, machucam a Igreja de Cristo usando-se desse tema maravilhoso como arma (ah, e como estes têm causado danos e empecilhos à Reforma).
Esse tom cordial não é visto apenas no conteúdo, mas na relação entre os próprios envolvidos na elaboração do material. Os autores possuem posições distintas: salmodia exclusiva restrita (cantar o saltério apenas); salmodia exclusiva ampla (cantar o salmos e trechos da Escritura em plena progressão e completa Revelação); e salmodia inclusiva (cantar salmos e hinos/cânticos não-inspirados).
Entretanto, mesmo tendo posições diferentes quanto ao tema, todos estão unidos em um único objetivo: que a Igreja do Senhor cante os cânticos de Sião, os quais Ele inspirou para ela cantar, sem oposição ou inferiorização da prática. Por isso, nos intitulamos: “defensores da salmodia” e sonhamos com o dia em que as Igrejas Presbiterianas (e sem dúvida, Batistas, Congregacionais, etc.) abraçarão, sem reservas, essa prática bíblica, que faz parte de sua identidade. Que o Senhor use esse material, juntamente com outros já publicados, para abençoar e fortalecer a Sua Igreja; que haja paz em Israel, amor mútuo entre os israelitas e a verdade estabelecida.

Religião e Espiritualidade

Edições (1)

ver mais
O cântico dos Salmos e o Amor Cristão

Similares


Resenhas para O cântico dos Salmos e o Amor Cristão (0)

ver mais
on 21/4/20


Bem interessante o livro, mostra a importância da salmodia na igreja. Hoje às igrejas quase não cantam mais os Salmos.... leia mais

Estatísticas

Desejam
Informações não disponíveis
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 4.4 / 8
5
ranking 63
63%
4
ranking 25
25%
3
ranking 13
13%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

71%

29%

Ricardo
cadastrou em:
06/02/2020 16:45:28

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR