O Capote

O Capote Nikolai Gógol


Compartilhe


O Capote


seguido de "O Retrato"




Nicolai Vassilievitch Gogol nasceu em Sorotchinsky, na Ucrânia, em 1809, e morreu em Moscou em 1852.

Contista genial, romancista e teatrólogo, é considerado um dos fundadores da moderna literatura russa. Depois de muitas tentativas (quis ser ator, poeta, funcionário público), conseguiu ser contratado para colaborar com alguns jornais, tornando-se conhecido do público leitor. Seu livro de estréia, Numa fazenda perto de Divanka (1832), uma coletânea de contos picarescos e bem-humorados, foi um enorme sucesso de público, transformando-o da noite para o dia em uma celebridade. A partir daí iniciou uma bem-sucedida carreira literária, sendo contratado como professor de História Medieval na Universidade de São Petersburgo, cidade onde viveu muitos anos. Mal adaptado ao mundo, Gogol morreu amargurado, vítima de alucinações, revoltado com seu tempo, a arte e a política.

Renovador e vanguardista, Nicolai Vassilievitch Gogol trouxe para a literatura russa o realismo fantástico e escreveu algumas obras-primas do conto universal. Os contos O capote – considerado por intelectuais como Jean-Paul Sartre como fundador da literatura moderna – e O retrato são algumas das peças mais líricas da vertiginosa obra de Gogol. Leia também O diário de um louco, ambientado em São Petersburgo, um conto que mistura realidade e sonho, e O nariz, uma farsa absurda e inquietante, disponíveis no vol. 201 da Coleção L&PM Pocket.

Contos / Literatura Estrangeira

Edições (5)

ver mais
O Capote
O Capote e Outras Histórias
O Capote
O Capote

Similares

(36) ver mais
A Dama do Cachorrinho e Outros Contos
Primeiro Amor
Primeiro amor
Noites Brancas

Resenhas para O Capote (35)

ver mais
on 2/3/13


Gogol é, sem dúvida, figura marcante na história da literatura ocidental. Um dos principais escritores do século de ouro russo, ele também serviu de influência para os tardios escritores de sua pátria. Junto de Pushkin foi importante para a formação de autores como Dostoievski, Tolstoi, Turgenev e Tchekhov. Até ai, qualquer olhada na wikipedia te demonstra. O mais interessante, porém, é o porque Gogol foi e é tão influente. A primeira vista, seus contos debochados e fantasiosos não ... leia mais

Estatísticas

Desejam134
Trocam3
Avaliações 4.2 / 962
5
ranking 42
42%
4
ranking 42
42%
3
ranking 14
14%
2
ranking 1
1%
1
ranking 1
1%

35%

65%

Deisiane
cadastrou em:
06/07/2013 20:36:53
Conrado MPL
editou em:
05/08/2017 13:30:49