O carnaval da guerra e da gripe

O carnaval da guerra e da gripe Ruy Castro


Compartilhe


O carnaval da guerra e da gripe


Prólogo




No prólogo de Metrópole à beira-mar, Ruy Castro reconstitui a epidemia de Gripe Espanhola que assolou o Rio de Janeiro em fins de 1918. É uma descrição arrepiante — e que pode nos ensinar muito sobre o momento que vivemos.

"O Brasil não estava preparado para recebê-la. Ninguém estava. No começo, o carioca ainda brincou, mas, quando se descobriu que o número de mortes estava chegando a centenas por dia, viu-se que não havia motivo para rir."

A partir desta descrição — mais contemporânea do que nunca —, Ruy Castro reconstitui o Rio de Janeiro do início do século XX, assolado em fins de 1918 pela Gripe Espanhola, que contaminou mais da metade da população e matou milhares. Passada a onda de pânico, aqueles que sobreviveram à epidemia saíram às ruas para celebrar, fazendo do Carnaval de 1919 o maior que o Brasil já vira até então. E a festa daria o tom da década que estava por vir.

Neste prólogo, o leitor tem uma amostra de Metrópole à beira-mar, uma irresistível reconstituição do Rio dos anos 1920. Marcada pelo arrojo e pela vanguarda, a época demonstra como a cidade foi capaz de se reinventar, consolidando-se como sinônimo de modernidade e influenciando o estilo de vida, a cultura e a história de todo o país.

História do Brasil

Edições (1)

ver mais
O carnaval da guerra e da gripe

Similares

(2) ver mais
Metrópole à beira-mar
Metrópole à beira-mar

Resenhas para O carnaval da guerra e da gripe (33)

ver mais
Ruy Castro
4 days, 16 hours ago


Um prólogo de Memórias à beira-mar. Ruy Castro descorre de forma clara sobre o Guerra, a epidemia da gripe espanhola o carnaval. Entrelaçando os fatos e nos fazendo pensar no passado que se repete... leia mais

Estatísticas

Desejam8
Trocam1
Avaliações 3.9 / 197
5
ranking 34
34%
4
ranking 40
40%
3
ranking 23
23%
2
ranking 4
4%
1
ranking 0
0%

28%

72%

João gregorio
cadastrou em:
27/03/2020 00:05:19

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR