O castelo branco

O castelo branco Orhan Pamuk
Orhan Pamuk


Compartilhe


O castelo branco





Na Turquia do século XVII, um universitário italiano torna-se escravo de um estudioso a quem ensina tudo o que sabia da ciência ocidental. Mas, depois de uma vida de estudos e progressos, o mestre insiste em repetir uma pergunta que atravessa culturas e tempos, sem resposta: o que faz de cada um de nós o que somos?

Primeiro romance de Orhan Pamuk, O castelo branco conta a história de um acadêmico veneziano aprisionado pelos turcos no século XVII. Graças aos seus conhecimentos, o italiano escapa do chicote e dos remos da esquadra, mas acaba vendido em uma feira de escravos e, depois de ser comprado por um paxá, é dado de presente a Hoja, um estudioso turco. Quando amo e escravo se encontram, um choque: os dois homens são tão parecidos entre si que chegam a se confundir. Além disso, dividem inúmeros interesses científicos e intelectuais. A partir daí, a vida de ambos se entrelaça, e tem início uma longa e complexa relação.

Sem nunca abandonar a esperança de voltar à terra natal, o veneziano ensina a Hoja tudo o que aprendera em seu país, e os dois ainda investigam alguns fenômenos naturais. Até que o mestre fica obcecado por uma pergunta: o que faz de nós o que somos? Sem ter uma resposta exata, o escravo procura as pistas, e os dois concluem que a chave dessa questão de identidade está nos sonhos e nos pecados de ambos. Eles então se dedicam a uma longa expiação, na qual narram em pormenores todos os acontecimentos de suas vidas.

A intrincada tapeçaria da trajetória dos dois, de obscuros curiosos de província a conselheiros diretos do sultão da Turquia, encobre um estudo delicado e complexo das relações entre a Europa e a Turquia. Mas a principal investigação de Pamuk nesta narrativa fluida e criativa é sobre a questão ancestral que perturba Hoja e ecoa em todos nós: o que, afinal, forma a nossa identidade e define quem somos?

Ficção / Literatura Estrangeira

Edições (3)

ver mais
O castelo branco
O Castelo Branco
The White Castle

Similares

(35) ver mais
Mrs. Dalloway / Orlando
Orlando
Orlando
Orlando

Resenhas para O castelo branco (21)

ver mais
on 25/3/22


Finalizado o “Castelo branco” de Ohran Pamuk. Livro rápido, interessante com narrativa fluída, mas monótona em alguns trechos que podem até te fazer desistir do livro. Mas não desista, vale a pena continuar. Alguns fatos são de extrema fantasia e total falta de realidade, mas se encaixam dentro da trama. É uma história totalmente focada no masculino, sobre a sociedade turca de uma época não muito definida. Um dos personagens principais não tem nome no livro. sendo uma ficção foge ao re... leia mais

Vídeos O castelo branco (3)

ver mais
Orhan Pamuk   O Castelo Branco

Orhan Pamuk O Castelo Branco

O Castelo Branco. Orhan Pamuk.

O Castelo Branco. Orhan Pamuk.

UNBOXING ? todos os LIVROS que eu comprei no PRIME DAY

UNBOXING ? todos os LIVROS que eu comprei no


Estatísticas

Desejam60
Trocam1
Avaliações 3.5 / 199
5
ranking 18
18%
4
ranking 38
38%
3
ranking 34
34%
2
ranking 9
9%
1
ranking 2
2%

36%

64%

Sylvia
cadastrou em:
10/01/2009 18:17:00
Jenifer
editou em:
20/11/2021 15:56:03