O Castelo Interior

O Castelo Interior Santa Teresa de Jesus


Compartilhe


O Castelo Interior


A jornada espiritual da alma para se unir a Deus




Santa Teresa deixou-nos, entre outros, o Livro da Vida, Caminho de Perfeição, O Castelo Interior, Poesias, Exclamações, cerca de quatrocentas cartas e numerosas poesias. Considerado por ela mesma sua obra-prima, O Castelo foi escrito em 1577 a mando do seu diretor espiritual, padre Jerónimo Gracián, que dava como perdido o autobiográfico Livro da Vida, confiscado pela Inquisição. Apesar das graves enfermidades que a afligiam e dos muitos afazeres, a santa obedeceu e se lançou freneticamente à tarefa de escrever.

O Castelo completa a mensagem das obras anteriores Vida e Caminho. De maneira mais discreta, sob o véu do anonimato, Teresa cria belíssimas metáforas para descrever as próprias experiências místicas, que interpreta à luz da Escritura. Logo nas primeiras páginas, ela nos apresenta a imagem que dá título ao livro: a alma é como um castelo de diamante com sete moradas (os sete estágios da vida contemplativa). A porta de entrada desse castelo é a oração, através da qual nosso Senhor introduz a alma nas primeiras moradas e guia-a através das seguintes até chegar às sétimas moradas, onde ela alcança a perfeita união com Deus.

Religião e Espiritualidade

Edições (3)

ver mais
O Castelo Interior
Castelo Interior Ou Moradas
As Moradas do Castelo Interior

Similares

(34) ver mais
Livro da vida
Imitação de Cristo
Católicos, Voltem para Casa
 Todos os caminhos vão dar a Roma

Resenhas para O Castelo Interior (1)

ver mais
Clássico da literatura Católica
on 20/10/18


Um clássico da literatura católica. Santa Teresa D?avila descreve com carinho suas experiências com nossa Majestade e como nossa vida é um constante aproximar da fonte da vida. As moradas descrevem bem os desafios e prazeres de cada etapa de nossa caminhada de fé.... leia mais

Estatísticas

Desejam70
Trocam1
Avaliações 4.5 / 72
5
ranking 69
69%
4
ranking 17
17%
3
ranking 13
13%
2
ranking 1
1%
1
ranking 0
0%

47%

53%

Clecio Pereira
cadastrou em:
05/03/2019 18:50:32
Ed
editou em:
04/08/2019 14:48:26