O centauro

O centauro John Updike


Compartilhe


O centauro





"Autor de 'Casais trocados' e 'Corre, coelho', John Updike tem sido comparado a Graham Greene e é considerado um dos maiores valores da moderna literatura norte-americana.


'O centauro' foi originariamente concebido para fazer par em contraste com 'Corre, coelho' e recebeu o National Book Award, um dos mais altos prêmios literários dos Estados Unidos.


'O centauro' transporta para os tempos modernos o mito grego de Quíron, o mais nobre e mais sábio dos centauros, que, gravemente ferido mas sem poder morrer, desistiu da imortalidade que lhe conferia a sua condição de semideus, em favor de Prometeu.


Na versão do mito apresentado por Updike, o Olimpo se torna o Ginásio de Olinger, onde Quíron é professor de Ciências, seu filho de 15 anos é Prometeu e Zeus é o diretor do ginásio.


Procurando penetrar a zona indecisa que separa a experiência humana da dimensão mitológica, o autor alterna capítulos contados retrospectivamente pelo filho de Quíron e matemorfoseia a procura de alívio pelo centauro angustiado nos acidentes e incidentes de três dias de inverno na Pensilvânia.


As correspondências mitológicas são flagrantes. Vulcano, Vênus, Zeus, cíclopes e górgonas surgem a cada passo, dando relevo a uma história contemporânea e real, movimentada, que confirma as superiores qualidades de romancista moderno de John Updike."

Edições (1)

ver mais
O centauro

Similares


Resenhas para O centauro (1)

ver mais
Prosa Poética
on 7/9/21


'Ministro, professor, artista: a degeneração clássica'. (p. 226) ' - Deve ser horrível saber tanto. [Cassie] - De fato é. É um inferno. [George]' (p. 244) ... leia mais

Estatísticas

Desejam4
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 4.0 / 6
5
ranking 33
33%
4
ranking 33
33%
3
ranking 33
33%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

57%

43%

Demas
cadastrou em:
05/09/2011 18:01:36

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR