o cerebro desconhecido

o cerebro desconhecido Helion Póvoa


Compartilhe


o cerebro desconhecido





Se você está procurando uma fonte de felicidade e de saúde, experimente cuidar mais atentamente de seu sistema gastrintestinal. Pois é, o intestino - no qual prestamos a máxima atenção somente quando cuidamos de bebês - produz nada menos que 90 % da substância responsável pela nossa sensação de bem- estar, a serotonina. E como não há felicidade sem saúde, o intestino concentra, também, 80% do potencial de imunidade do corpo humano, além de ser grande produtor de hormônio de crescimento, um verdadeiro coringa no combate aos sintomas do envelhecimento.

Neste livro, Dr. Helion Póvoa revela as incríveis potencialidades terapêuticas desse órgão, cuja importância vem sendo resgatada pelos médicos, nas últimas décadas.

Desde o século 19, o intestino é reconhecido como órgão autônomo, capaz de executar funções independentemente de estar conectado ao sistema nervoso central. É o intestino que seleciona, entre o que comemos, o que é ou não útil. Alguns fatores, porém, como uso de antibióticos, podem tornar a mucosa intestinal mais permeável, absorvendo elementos prejudiciais à saúde, como os radicais livres. O sistema gastrintestinal é o local onde mais se produz radicais livres - até porque tudo o que comemos vai parar neste órgão. Alergias, diabetes, câncer e doenças cardiovasculares também estão associados a perturbações na dinâmica das enzimas, hormônios e neurotransmissores que atuam no sistema gastrintestinal. Se algo vai mal com o intestino - como uma prisão de ventre -, as chances de efeitos colaterais são grandes.

Teorias científicas acreditam que o homem, durante o seu longo processo de evolução, desenvolveu dois cérebros: um na cabeça (que lhe permitia encontrar meios de sobrevivência e garantir a reprodução da espécie) e o intestino, que ficaria responsável pelos processos vitais de digerir e absorver alimentos.

Edições (1)

ver mais
o cerebro desconhecido

Similares

(10) ver mais
O Evangelho Essênio da Paz
A Dieta do Futuro
Limpeza do fígado e da vesícula
A Dieta da Mente

Resenhas para o cerebro desconhecido (1)

ver mais
A barriga também "pensa"
on 18/1/09


O segundo cérebro de que fala o livro é o sistema digestivo. Tem o mérito de mostrar que o cérebro (o da cabeça) não é tão onipotente assim, e o sistema nervoso situado no sistema digestivo é capaz de "se virar" e tomar algumas decisões atuando de forma independente, capaz de proteger o nosso organismo. O autor é médico especializado, e defende o uso da medicina ortomolecular. Apresenta um quadro abrangente (para o leigo) sobre as funções e capacidades do intestino, tratando de doenças... leia mais

Estatísticas

Desejam23
Trocam2
Avaliações 4.3 / 54
5
ranking 48
48%
4
ranking 33
33%
3
ranking 17
17%
2
ranking 2
2%
1
ranking 0
0%

29%

71%

Debynha
cadastrou em:
18/01/2009 20:19:55