O cliente é quem manda

O cliente é quem manda Pete Blackshaw


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O cliente é quem manda





Há alguns anos, o blogueiro Jeff Jarvis teve uma experiência ruim com seu novo laptop. Decepcionado, criticou o fabricante em seu blog. Não demorou para que outros clientes insatisfeitos inundassem a internet de comentários ácidos sobre a empresa. Os meios de comunicação tradicionais logo repercutiram o episódio, o que causou uma explosão de publicidade negativa.
Na era da internet, estamos assistindo a uma mudança significativa no equilíbrio de forças no mundo dos negócios: hoje, cada vez mais, é o cliente quem manda. Uma única pessoa irritada é capaz de disseminar sua opinião para milhões de outras, afetando empresas bem-sucedidas ou minando a reputação de uma marca.
E como consumidores confiam em outros consumidores muito mais que em empresas e marcas, o sucesso de uma organização depende de sua credibilidade e agilidade em conquistar a confiança de pessoas que expressam abertamente seu ponto de vista.
De acordo com Pete Blackshaw, as empresas têm de reagir criando 100% de credibilidade. Ele mostra como isso é possível e apresenta os fatores determinantes para o sucesso:
• Confiança: quando a empresa negocia de maneira honesta, ética e direta com o cliente, este sente que pode confiar nela ou em seu produto.
• Autenticidade:a companhia constrói uma imagem consistente de honestidade.
• Transparência: organizações transparentes não escondem suas práticas e políticas e tornam públicos os dados relevantes.
• Atenção ao consumidor: empresas que ouvem o cliente são vistas como amigáveis, convidam ao diálogo e incentivam críticas e sugestões.
• Receptividade: uma companhia é considerada receptiva dependendo de como reage, administra e lida com o feedback dos consumidores.
• Confirmação: consenso de “verdades” positivas ou negativas sobre uma empresa.
Blackshaw cita exemplos de grandes companhias, como Toyota, Dell e Nike, e explica como as organizações devem reagir às mensagens dos clientes, oferecendo uma perspectiva nova e convincente para ter credibilidade em tudo o que fazem.
E como as empresas devem ter credibilidade em todas as áreas, este é um livro imprescindível para as pessoas comprometidas com seu trabalho e que querem garantir a admiração e a confiança dos clientes em um mundo tão competitivo.

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Resenhas para O cliente é quem manda (3)

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Deveria ser obrigatório para Faculade de Administração, Propaganda e webdesigner.
on 11/9/10


Livro com exemplos interessantes, mas o importante é a informação q passa da necessidade de respostas rápidas, sinceras e inteligentes, pois só assim as empresas terão o respeito e até mesmo o carinho de seus clientes(e com isso muitas vezes terão propaganda BOA eficiente e "gratis").... leia mais

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Vivi
cadastrou em:
22/07/2010 13:53:43

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