O clube de xadrez da morte

O clube de xadrez da morte John Donoghue


Compartilhe


O clube de xadrez da morte


versão kindle




Você seria capaz de perdoar o imperdoável?
Emil Clément, antes conhecido apenas como Relojoeiro, é um ex-prisioneiro judeu e sobrevivente de Auschwitz. Durante seu período no campo de concentração, ele acabou participando de um torneio de xadrez contra guardas e oficiais nazistas. Caso ele ganhasse uma partida, a vida de um prisioneiro seria poupada; se fosse derrotado, ele perderia a própria.
Paul Meissner, um padre quase à beira da morte, também esteve em Auschwitz. Ele foi o oficial que fez o Relojoeiro começar a jogar xadrez no campo.
Em 1962, transcorridas quase duas décadas de Auschwitz, Clément e Meissner estão cara a cara em um campeonato mundial de xadrez na Holanda.
O oficial Paul Meissner chega a Auschwitz vindo direto dos combates no front russo. Tendo sido gravemente ferido, ele está apto apenas a tarefas administrativas e precisa melhorar o desempenho das fábricas que o campo de concentração atende. Além disso, uma de suas missões é restaurar o moral esmorecido entre os oficiais e praças ali alocados. Meissner cria, então, um clube de xadrez, que faz sucesso e logo se torna um pequeno campeonato em que se realizam apostas clandestinas sobre os resultados das partidas. No entanto, ao descobrir que o xadrez também vem sendo jogado entre os prisioneiros, ele fica intrigado com o boato sobre um judeu invencível. O oficial decide investigar a história, e suas descobertas vão fazê-lo lidar com a realidade brutal de Auschwitz e questionar tudo em que acredita.
Um livro profundamente comovente sobre uma amizade improvável, O clube de xadrez da morte nos desafia a refletir sobre quais seriam os próprios limites do perdão e qual poderia ser o preço de uma vida inteira de rancor.

Drama / Ficção / Literatura Estrangeira

Edições (3)

ver mais
O clube de xadrez da morte
O Clube de Xadrez da Morte
The Death

Similares

(30) ver mais
Novela de Xadrez
Novelas insólitas
Novela de Xadrez
A defesa Lujin

Resenhas para O clube de xadrez da morte (16)

ver mais
Muito bom!
on 26/8/21


A história se passa num período vergonhoso da humanidade, onde o improvável acaba por acontecer.. O xadrez é pano de fundo para uma história de amizade, dor, compaixão, empatia e auto-descobrimento. Os pontos antagônicos (razão / obediência) se confrontam e se sustentam em momentos intercalados, com destaque para as reflexões pós-guerra. Em alguns momentos o livro se aprofunda em cenas/temas que podem disparar gatilhos,... leia mais

Estatísticas

Desejam103
Trocam1
Avaliações 4.3 / 56
5
ranking 54
54%
4
ranking 38
38%
3
ranking 7
7%
2
ranking 2
2%
1
ranking 0
0%

23%

77%

Srta. Oliver
cadastrou em:
23/06/2021 11:53:07
Pri Paiva
editou em:
30/07/2021 11:38:46
Pri Paiva
aprovou em:
30/07/2021 11:42:44

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR