O conformismo dos intelectuais

O conformismo dos intelectuais Michel Maffesoli...


Compartilhe


O conformismo dos intelectuais





Este livro, assinado por Michel Maffesoli e Hélène Strohl, em tom de panfleto, é um disparo de metralhadora giratória contra todas as hipocrisias intelectuais: conformismo, politicamente correto de conveniência, privilégios do serviço público francês, que lembram em quase tudo as vantagens de setores do serviço público brasileiro, compadrismos de todos os tipos, mediocridade generalizada, publicações requentadas, marxismo de coquetel, agências governamentais de avaliação universitária controladas por tribos e com critérios variáveis, duplicidade de discursos de acordo com os públicos, internos ou externos, blindagem contra críticas, busca de midiatização a qualquer custo fingindo desprezar a espetacularização, etc. Tudo está nestas páginas de quem conhece o assunto e nada teme.
O microcosmo francês, especialmente o parisiense, é dissecado como um animal em laboratório. Essa experiência sugere comparações com o que acontece em outros países. O universo intelectual surge como um mundinho sórdido de disputas rasteiras, de armações, de golpes baixos, de tramoias, de paixões e ódios, de vinganças e de articulações, sempre apresentadas como normais, neutras, até de sacrifícios pessoais, ou de simples coincidências, pelo controle de cargos, comissões e espaços de exercício direto ou indireto do poder. O conformismo dos intelectuais é um dos valores mais universais. (Editora Sulina)

Política / Sociologia

Edições (1)

ver mais
O conformismo dos intelectuais

Similares


Resenhas para O conformismo dos intelectuais (1)

ver mais
O conformismo dos intelectuais. Com efeito, um livro para os espíritos livres.
on 18/6/16


O conformismo dos intelectuais. Com efeito, um livro para os espíritos livres. Krishnamurti Góes dos Anjos As elites não convencem mais. São desconsideradas pelo povo porque já não sabem expressar, representar, fixar as preocupações e inquietações de uma sociedade. Esta é uma das conclusões a que chegam Michel Maffesoli e Hélène Strohl no livro O conformismo dos intelectuais (Editora Sulina, Porto Alegre, setembro de 2015, 182p.). Nesta obra que promete polêmicas incendiárias (o... leia mais

Estatísticas

Desejam4
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 3.3 / 8
5
ranking 13
13%
4
ranking 25
25%
3
ranking 50
50%
2
ranking 13
13%
1
ranking 0
0%

36%

64%

danton k
cadastrou em:
07/04/2016 23:03:40