O Continente

O Continente Erico Verissimo


Compartilhe


O Continente (O tempo e o vento #1)


[parte 1]




O Continente abre a mais famosa saga da literatura brasileira, O tempo e o vento. A trilogia - formada por O Continente, O retrato e O arquipélago - percorre um século e meio da história do Rio Grande do Sul e do Brasil, acompanhando a formação da família Terra Cambará.

A trilogia O tempo e o vento, que inaugura o relançamento da obra completa de Erico Verissimo pela Companhia das Letras, é a mais famosa saga da literatura brasileira. São 150 anos da história do Rio Grande do Sul e do Brasil que o escritor compôs em três partes - O Continente, O retrato e O arquipélago -, publicadas entre 1949 e 1962.

O primeiro volume de O Continente abre a trilogia. Erico mergulha no passado do Rio Grande do Sul e do Brasil em busca das raízes do presente. O país vive um momento de redescoberta de si e de redefinição de caminhos, com o fim do Estado Novo e da Segunda Guerra Mundial, e o começo da Guerra Fria. Essa é a moldura para sua visão vertiginosa da violência e das paixões na definição da fronteira e nas guerras civis de seu estado natal.

O Continente, segundo o crítico literário Antonio Candido "um dos grandes romances da literatura brasileira", lança o leitor em plena ação, durante o cerco das tropas federalistas ao Sobrado do republicano Licurgo Cambará, em 1895, para em seguida retroceder um século e meio e mostrar as origens míticas e históricas do clã Terra Cambará. Acompanhando a formação dessa família, Erico nos apresenta toda a saga.

O projeto gráfico de Raul Loureiro e as ilustrações do artista plástico Paulo von Poser respeitam o espírito das primeiras edições de Erico Verissimo, acompanhadas meticulosamente pelo próprio escritor - que chegava a desenhar esboços de personagens e cenários. Além de ilustrar as páginas iniciais de todos os volumes, Paulo von Poser desenhou o mapa do Rio Grande do Sul que ilustra O Continente.

"Só há um romancista brasileiro que partilha com Jorge Amado o êxito maciço junto ao público: Erico Verissimo." - Alfredo Bosi

Ficção / História do Brasil / Literatura Brasileira

Edições (13)

ver mais
O Continente Vols. I e II
O Continente
O Continente Vol. 1
O Continente Vol. 1

Similares

(70) ver mais
O Retrato
O Continente
O Retrato
O arquipélago

Resenhas para O Continente (172)

ver mais
Por que a escola não nos apresenta livros assim?
on 12/10/20


Alguns livros nos despertam o interesse instantaneamente. Para mim, bastou um breve story de Instagram para me fazer colocar esta obra na minha meta de leituras para 2020. Entre outras, eu até então nunca tinha lido uma obra da literatura brasileira que se passasse no Sul do Brasil; já li algumas que se passam no Nordeste, em Minas e em São Paulo, e muitas que se passam no Rio de Janeiro, mas nunca uma que se passasse no Sul. Então a ideia de um romance histórico situado naquela região... leia mais

Vídeos O Continente (3)

ver mais
VOCÊ TEM ESSE LIVRO? ? - BOOK TAG | Ana Carolina Wagner

VOCÊ TEM ESSE LIVRO? ? - BOOK TAG | Ana Carol

O Tempo e o Vento, de Erico Veríssimo: O Continente

O Tempo e o Vento, de Erico Veríssimo: O Cont

RESENHA | O Tempo e o Vento: O Continente, de Erico Verissimo

RESENHA | O Tempo e o Vento: O Continente, de


Estatísticas

Desejam821
Trocam26
Avaliações 4.6 / 4.776
5
ranking 71
71%
4
ranking 21
21%
3
ranking 6
6%
2
ranking 1
1%
1
ranking 0
0%

26%

74%

Alê | @alexandrejjr
editou em:
05/04/2021 16:09:40

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR