O Contrato Social

O Contrato Social Jean-Jacques Rousseau


Compartilhe


O Contrato Social





Este livro influenciou diretamente a Revolução Francesa e os rumos da história.

Impactante ensaio, O contrato social ou Princípios de Direito político causou furor desde sua publicação, em 1762, e eternizou-se como um dos principais textos fundadores do Estado moderno. Nele, o filósofo iluminista, romancista, teórico e compositor suíço Jean-Jacques Rousseau (1712-1778) – em meio a uma Europa majoritariamente monar­quista, defensora da legitimação sobrenatural dos governantes – lança e defende a novidade de que o poder político de uma sociedade está no povo e só dele emana. Estavam plantados os conceitos do povo soberano e da igualdade de direitos entre os homens.



Nesta que é a sua principal obra política, da qual virtualmente todas as sociedades modernas são de alguma forma tributárias, Rousseau não apenas dá ao povo o que lhe é de direito, mas chama-o à responsabilidade pelo seu destino. "Assim que alguém diz dos assuntos do Estado que me importa? , deve-se contar que o Estado está perdido." Para o autor, a soberania está no exercício incessante do poder decisório, que não pode ser alienado, dividido ou delegado.

Hoje, dois séculos e meio após sua publicação, a obra de Rousseau – subversivo, polêmico, amado, odiado, reverenciado e seguido – permanece atual. E seus ensinamentos se fazem lições necessárias e urgentes em todo e qualquer lugar em que se fale de inépcia, injustiça, corrupção e incompetência política.

Filosofia / Não-ficção

Edições (37)

ver mais
Do contrato social
Do Contrato Social
Do Contrato Social
Do Contrato Social

Similares

(65) ver mais
Emílio
Dicionário Rousseau
Filosofia e Educação no Emílio de Rousseau
O Príncipe

Resenhas para O Contrato Social (203)

ver mais
Lista de Livros: O contrato-social ou Princípios de Direito Político, de Jean-Jacques
on 23/12/13


“O povo pode ser livre enquanto é apenas bárbaro, mas não pode mais sê-lo quando o vigor civil se extenuou. As agitações, então, podem destruí-lo sem que as revoluções tenham possibilidades de o restabelecer; e tão logo seus grilhões se rompam, tomba o povo disperso e deixa de existir. Daí por diante, passa a necessitar de um senhor, não de um libertador. Povos livres, recordai-vos desta máxima: Pode-se adquirir a liberdade, mas recuperá-la, jamais.” * “Um pouco de agitação dá energ... leia mais

Vídeos O Contrato Social (1)

ver mais
O Contrato Social, Rousseau  Audiolivro, Livro 2

O Contrato Social, Rousseau Audiolivro, Livr


Estatísticas

Desejam372
Trocam71
Avaliações 3.9 / 3.403
5
ranking 30
30%
4
ranking 38
38%
3
ranking 25
25%
2
ranking 5
5%
1
ranking 1
1%

47%

53%

Maurilio
cadastrou em:
06/01/2009 20:37:07
Jean446
editou em:
13/10/2019 13:24:56

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR