O contrato social

O contrato social Jean-Jacques Rousseau


Compartilhe


O contrato social


Princípios do Direito Político




Poucas obras marcaram tanto a história da literatura política. Ninguém nega que O Contrato Social está entre os principais textos neste campo.

Todo empreendimento intelectual ou artístico importante nasce ao mesmo tempo de uma insatisfação e de um impulso de entusiasmo. Por mais que Rousseau seja diferente de seus predecessores, neste aspecto está em situação semelhante. Em sua reflexão política, junto com uma profunda insatisfação existe um entusiasmo ardoroso. Insatisfação diante da sociedade em que vive, cujas instituições considera absurdas e perniciosas. Entusiasmo diante da ideia de uma ordem social radicalmente diferente, onde a obediência à lei garantiria, pelo acordo de todos, a liberdade de cada um.

Esses dois sentimentos guiam seu pensamento regendo a própria construção de sua doutrina e sua arquitetura secreta.

Por outro lado, o sucesso do título leva-nos com frequência a esquecer o subtítulo: Princípios do direito político. Rousseau coloca-se no plano daquilo que mais tarde se chamará o direito público geral ou ainda a teoria geral do Estado. O problema em torno do qual Rousseau irá ordenar a sua reflexão política é precisamente o da justificação do poder, ou melhor, da autoridade suprema que se impõe a todos os membros da coletividade.

Direito / Filosofia / Política / Sociologia

Edições (33)

ver mais
Do Contrato Social
Do Contrato Social
Do Contrato Social
Do Contrato Social

Similares

(60) ver mais
Emílio
Dicionário Rousseau
Filosofia e Educação no Emílio de Rousseau
O Príncipe

Resenhas para O contrato social (38)

ver mais
Princípios da Libertação
on 29/11/09


"As almas baixas não crêem de modo algum nos grandes homens: escravos vis sorriem com ar de troça à palavra liberdade". Apesar de concebida no longinquo século XVIII, a bibliografia de Jean-Jacques Rousseau exibe uma linguagem contemporânea e realista, muito à frente de seu tempo. Inspirador dos preceitos de liberdade, igualdade e fraternidade que moldaram o Iluminismo, culminando posteriormente na Revolução Francesa e influencia dos principais pensadores socialistas, "O Contrato Socia... leia mais

Vídeos O contrato social (2)

ver mais
CONTRATO SOCIAL - LIVRO I e II - ROUSSEAU

CONTRATO SOCIAL - LIVRO I e II - ROUSSEAU

ROUSSEAU - UTOPIA EM CONTRATO | André Souto

ROUSSEAU - UTOPIA EM CONTRATO | André Souto


Estatísticas

Desejam350
Trocam73
Avaliações 3.8 / 2.097
5
ranking 28
28%
4
ranking 37
37%
3
ranking 27
27%
2
ranking 6
6%
1
ranking 2
2%

52%

48%

Cláudia
cadastrou em:
05/07/2009 13:59:00