O Convidado Surpresa

O Convidado Surpresa Grégoire Bouillier


Compartilhe


O Convidado Surpresa





Se é possível conhecer uma época através de suas histórias de amor, "O Convidado Surpresa" (2004) é o retrato deste início de milênio. Seu autor, o francês Grégoire Bouillier, se insere em uma tradição confessional que em nossos dias ganha a tendência à espetacularização da intimidade e a encenação pública do eu. O livro vem se juntar a "Carta a D." (Cosac Naify, 2008), em que o filósofo e escritor André Gorz (1923-2007) narra sua paixão pela mulher, Dorine, nos quase sessenta anos em que viveram juntos. "O Convidado Surpresa", por sua vez, é a história de uma única noite, a do encontro entre Bouillier e a artista conceitual francesa Sophie Calle.



A trama começa quando, numa tarde fria de domingo, o telefone acorda o autor-narrador e ele reconhece a voz da mulher que o abandonou cinco anos antes sem nenhuma explicação. Ela o convida para o aniversário de uma amiga que costuma celebrar a data chamando para a festa o número de pessoas correspondentes à sua idade e mais um, o convidado surpresa. Bouillier é o convidado surpresa da vez; a aniversariante é Sophie Calle. A relação terminou tempos depois com um e-mail enviado por Bouillier, onde a última linha da mensagem dizia: “prenez soin de vous” (“cuide de você”). A frase deu origem à famosa exposição de Calle, exibida na Bienal de Veneza em 2007, que reuniu depoimentos de 107 mulheres sobre a carta de rompimento.


Edições (1)

ver mais
O Convidado Surpresa

Similares

(3) ver mais
O Inédito de Kafka
O labirinto da solidão
O Rocambole

Resenhas para O Convidado Surpresa (5)

ver mais
on 22/6/10


Uma expiação ciclotímica, um lamento bipolar, uma busca neurótica por sinais e significados de uma sonda já distante, talvez mesmo, como se diz, um muchocho, mas antes, e sobretudo, ainda que apenas no fim, um relicário, a celebração íntima de uma promessa cuja ruína foi transformada em espetáculo. Sim, cuide de você.... leia mais

Estatísticas

Desejam20
Trocam2
Avaliações 3.5 / 83
5
ranking 17
17%
4
ranking 33
33%
3
ranking 39
39%
2
ranking 11
11%
1
ranking 1
1%

30%

70%

Tito
cadastrou em:
28/06/2009 20:33:56