O Coração das Trevas

O Coração das Trevas Joseph Conrad


Compartilhe


O Coração das Trevas





São tantas as referências que gravitam em torno da novela "O Coração das Trevas" (1899), de Joseph Conrad (n. 1857-m. 1924), que esta página seria manifestamente insuficiente para enumerar todas elas. Algumas, porém, apresentam-se como incontornáveis (podendo ainda servir como convite à leitura da obra). Registe-se, então, que "O Coração das Trevas" inspirou a escrita do argumento de "Apocalipse Now", de Francis Ford Coppola, e que Orson Welles tentou uma adaptação cinematográfica, chegando mesmo a escrever o guião. Infelizmente (sobretudo para nós), nenhum estúdio se mostrou interessado em financiar o projecto.

Apontem-se, ainda, mais algumas referências, desta vez literárias: sobre esta novela, de apenas 131 páginas, escreveram André Gide (que foi tradutor de Conrad para a Gallimard), Graham Greene, Jorge Luís Borges, Virginia Woolf e Joyce Carol Oates, entre outros literatos. Há tempos atrás, em entrevista ao "Mil Folhas", Agustina Bessa Luís elegeu "O Coração das Trevas" como o livro da sua vida.

"O Coração das "Trevas" é narrado pela personagem preferida do escritor - Charlie Marlow, um marinheiro que "correu todos os mares", bem conhecido dos leitores de Conrad - e ilustra, de forma transparente, as virtudes das narrativas conradianas, nomeadamente a elegância formal e a construção robusta das personagens.

Sob as águas do Tamisa, a bordo da chalupa "Nellie", Marlow revisita o passado, contando a um grupo de marinheiros a aventura da subida do rio Congo, em África. A narração da viagem é a história de muitas descobertas - o confronto com a repressão colonialista num território desconhecido e hostil (a selva), e sobretudo o encontro com Kurtz, chefe de um importante posto comercial nas margens do rio.

Os rumores em torno deste enigmático homem, que "manda mais marfim do que os outros todos juntos" e que consta ter-se transformado num "selvagem", começam a intrigar Marlow, que, rendido a uma curiosidade indizível, transforma a sua subida do Congo numa espécie de perseguição a Kurtz. A viagem ao "coração das trevas" é a procura deste homem, que o narrador descobre já moribundo, protegido por um grupo de "discípulos" armados. Neste encontro de Marlow e Kurtz, Joseph Conrad foi muito generoso com os leitores, mas é preciso ler "O Coração das Trevas" para compreender esta dádiva. Resta apenas acrescentar que nesta obra, tal como por exemplo em "Linha de Sombra", Conrad defende a resistência dos homens. Contra o desespero, o caos, a decadência.

Romance / Ficção / Literatura Estrangeira

Edições (50)

ver mais
O Coração das Trevas
Coração das Trevas
Coração das Trevas
Coração das Trevas (eBook)

Similares

(36) ver mais
O Senhor das Moscas
Uma Curva no Rio
Golpe de Misericórdia
Apocalypse Now

Resenhas para O Coração das Trevas (644)

ver mais
A criminosa empreitada "civilizatória" na África
on 25/7/23


O autor Joseph Conrad era de origem polonesa, após tentar suicídio em Marcelha, na França com um tiro no peito, foi convencido por seu tio a mudar de ares e trabalhar na marinha mercante britânica. Após isso, foi contratado por uma companhia belga como capitão do barco a vapor Roi des Belges; onde presenciou atrocidades extremas e criou uma profunda aversão aos mercadores europeus e ao degradante regime de trabalho imposto aos africanos. Apesar de acreditar (assim como a grande maioria... leia mais

Vídeos O Coração das Trevas (11)

ver mais
UNBOXING DE RECEBIDOS (clássicos, Brandon Sanderson e boxes ?) | Ana Carolina Wagner

UNBOXING DE RECEBIDOS (clássicos, Brandon San

Episódio 23 - Joseph Conrad e Coração das Trevas

Episódio 23 - Joseph Conrad e Coração das Tre

RESENHA #231 CORAÇÃO DAS TREVAS | HEART OF DARKNESS, de JOSEPH CONRAD

RESENHA #231 CORAÇÃO DAS TREVAS | HEART OF DA

#4 Vlog lendo na UTI. Dias em que me perdi e Deus nos resgatou! #vlogdeleitura #testemunho

#4 Vlog lendo na UTI. Dias em que me perdi e


Estatísticas

Desejam1.109
Trocam43
Avaliações 3.8 / 5.340
5
ranking 30
30%
4
ranking 38
38%
3
ranking 24
24%
2
ranking 7
7%
1
ranking 2
2%

42%

58%

Raphael
cadastrou em:
14/04/2014 22:10:19
Jeanine
editou em:
24/01/2023 11:57:44
Jeanine
aprovou em:
24/01/2023 11:58:52

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR